Seja Proativo

Páginas: 15 (3593 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
Capitulo – Seja Proativo
PRIMEIRA PARTE
Apresentar o autor;
SEGUNDA PARTE
- INTRODUÇÃO: PRINCÍPIOS DA VISÃO PESSOAL
A autoconsciência é ter a habilidade de examinar a situação, fato que nos permite conhecer a nós mesmos, que afeta nossas atitudes, comportamentos e consequentemente nos faz ter uma visão melhor das outras pessoas e da humanidade em geral.
(no resumo citar um exemplo, comoa situação dos animais).
- O ESPELHO SOCIAL
Reflete a forma como as pessoas nos vêm, como uma sala de espelhos mágicos em um parque de diversões. Os paradigmas, opiniões e imagens das pessoas a nossa volta nos influenciam. Se realmente há essa influência externa, nos perdemos a nossa personalidade, pois as pessoas não conhecem quem nós somos.
O paradigma social atualmente aceito nos diz quenosso condicionamento e nossa condição determina o que somos. Elas tem uma grande influência em nosso cotidiano, mas não podemos deixar que determinem em nosso condicionamento. Ex: não podemos permitir que certas situações determinem nossas decisões.
Temos três mapas sociais atualmente aceitos (teorias do determinismo):
* Determinismo genético: o indivíduo culpa a sua geração pelas suas atitudes.Sempre argumentando que age assim porque sua família também age ou porque é característica de sua descendência.
* Determinismo psíquico: nesse o indivíduo culpa a sua criação, sempre carrega seus medos e traumas de infância. Deixa que sua educação determine sua personalidade. (exemplo: tornam seus pais responsáveis diretos pelas suas atitudes).
* Determinismo ambiental: o indivíduo culpa oambiente em que vive pelos atos ou pela situação a qual se encontra. (ex. culpa sua mulher, seu chefe, seus filhos e etc).
Em resumos nós somos condicionados a reagir de determinada maneira a um estímulo em particular.
- ENTRE ESTÍMULO E RESPOSTA
Seguindo os questionamentos adotados por Covey sobre os mapas do determinismo e as dúvidas quanto a sua veracidade, valores e funcionalidades dentrodo nosso comportamento, é contada a história de Victor Frankl.
Frankl era um determinista, ele acreditava que os eventos que aconteciam na infância de qualquer pessoa moldavam o seu caráter e personalidade quando adulto, assim governando a sua vida, os limites eram estabelecidos nesse período, e não havia muito a se fazer a respeito.
Quando Frankl passou pelos campos de extermínio da AlemanhaNazista, viu e passou por situações que impressionam á qualquer um, dentre elas a perda de seus pais, seu irmão e sua esposa, que morreram nos campos ou nas câmaras de gás. Dado as circunstâncias, qualquer pessoa em sã consciência teria desistido do mundo há muito tempo, mas Frankl era autoconsciente, e em um de seus momentos de reflexão, ele tomou consciência sobre algo que mais tarde chamou de ‘’aúltima das liberdades humanas’’- a liberdade que seus carrascos nazistas não podiam tirar dele. Eles podiam controlar o ambiente e o seu próprio corpo, mas a sua identidade básica ainda permanecia intacta. Ele podia decidir dentro de si, como tudo aquilo iria afetá-lo. Entre o que acontecia com ele, ou seja, o estímulo, e sua reação, estava a sua liberdade consciente ou seu poder de escolher qualseria sua resposta. Graças a uma série de atitudes disciplinadas, ele exerceu uma liberdade, mesmo que pequena, mas que nenhum de seus carrascos nazistas poderia ter. Eles eram mais livres em relação as opções dentro daquele ambiente, mas ele tinha mais liberdade interna, o que o diferenciava dos demais, que logo viram sua coragem e se inspiraram em suas ações, o que os ajudou muito peranteaquela vida de sofrimento dentro da prisão.
Dentro dessas circunstâncias degradantes, Frankl usou o dom humano da autoconsciência para descobrir um princípio fundamental na natureza do homem: Entre o estímulo e a resposta encontra-se a liberdade de escolha do ser humano. Essa liberdade de escolha é um dom que nos torna distintos dos animais. Além da autoconsciência, temos a imaginação – capacidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proativo
  • RESUMO SEJA PROATIVO
  • como ser proativo e comprometido
  • Auto escalonamento proativo de banco de dados em nuvem
  • PIPS: Um sistema proativo de prevenção contra intrusões
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!