seila

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
3) Um dos elementos mais importantes da Sociologia de Émile Durkheim é o seu conceito de solidariedade social, sendo esta o fundamento da coesão social e, portanto, da própria vida em sociedade. Nostermos de Durkheim, nas sociedades antigas predominava um tipo específico de solidariedade social denominada por ele de “mecânica”, a qual, não obstante, é gradativamente (embora não totalmente)substituída no decorrer da história pela solidariedade “orgânica”, a qual marca a sociedades modernas. Tendo por base isso, descreva as características das sociedades que expressam a predominância dasolidariedade orgânica e comente se, na perspectiva de Durkheim, tais sociedades são realmente, mais coesas e menos turbulentas que as sociedades em que predominava a solidariedade mecânica.

4) Doiselementos centrais na análise de Karl Marx são: em primeiro lugar, o trabalho; em segundo, a luta entre as classes sociais na história. Afinal, é mediante o trabalho que o ser humano produz não somente asua existência física individual, mas também a sua existência enquanto um ser social, partícipe de uma sociedade que reproduz a si mesma criando suas próprias necessidades e transformando a realidadebuscando satisfazê-las, de modo cada vez mais complexo. O desenvolvimento desse processo gera um excedente, o qual “permite” (embora não determine) o surgimento de uma distribuição desigual entre osprodutos do trabalho social. Surge daí, as classes sociais. Posto isso, para Marx, quais características adquirem o trabalho humano e as classes sociais no capitalismo moderno?

5) Em sua análisedas sociedades modernas, o sociólogo Max Weber desenvolve dois conceitos importantes, o de “desencantamento” e o de “racionalização”, ambos ligados aos tipos de ações sociais que crescentementepredominam em tais sociedades. Tendo por base isso, responda: quais são os processos sociais que esses dois conceitos buscam expressar? Considerando que tais processos sociais têm predominado cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seila
  • Seila
  • seilá
  • Seila
  • Seila
  • seila
  • seila
  • Seila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!