seiaindanao

323 palavras 2 páginas
O ministério do trabalho ,em parceria com o setor de telecomunicações, qualificará 22mil pessoas para trabalhar na instalação, manutenção e reparo de redes de serviços de telefonia fixa e móvel ,banda larga e tv por assinatura. Nesta sexta feira, 07,10, a comissão de concertação aprovou e finalizou ao ministério o projeto de financiamento dos cursos de capitação, que ocorrerá no âmbito do plano setorial de qualificação profissional [planseq] . pela proposta apresentada pela federação brasileira de telecomunicações [febratel] e aprovada por uma comissão tripartite – formada por representantes do governo, trabalhadores e empresas – os recursos beneficiarão trabalhadores do distrito federal e de nove estados: amazonas, Bahia, Ceará, minas gerais, paraná, Pernambuco, rio de janeiro, rio grande do sul e são Paulo.
Ideia é capacitar profissionais para atender a demanda pelos serviços de banda larga e pelos megaeventos – copa do mundo e olimpíadas de 2016. Também terá impacto com a abertura às prestadoras de serviços de telecomunicações dos serviços de comunicação audiovisual de acesso condicionado, recém-criados pela lei 12.48511, que alterou as regras de tv a cabo. O projeto tem orçamento de r$ 40 milhões e prevê 5.200 horas de qualificação.
O planseq utiliza recursos do fundo de amparo ao trabalhador[fat] e faz parte do plano nacional de qualificações, de responsabilidade do ministério do trabalho. Hoje as prestadoras de serviços de telecomunicações nno brasil empregam 436 mil trabalhadores direitos tendo dobrado o numero de postos de trabalho desde a privatização do setor, em 1998.
O presidente da federação nacional dos trabalhadores em empresas de telecomunicações [fenatel], Gilberto dourado, disse que a qualificação de 22 mil trabalhadores é uma grande conquista. É muito importante para o nosso setor, que carece de qualificação de mão-de-obra, afirmou,ressaltando a expectativa de criação de milhares de postos de trabalhos, especialmente nos estados em que

Relacionados