sei la

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
A Paleoflora de Teresina

(do grego Palaios, antigo; da mitologia romana Flora, deusa das flores, referência as plantas, botânica).

Na tentativa de resgatar os inúmeros trabalhos científicos executados na região de Teresina nas áreas de Ciências da Natureza, especialmente no campo da Paleontologia, realizados nas décadas de 40 e 50, encontramos uma série de boletins do Departamento Nacionalde Produção Mineral, então vinculado ao Ministério de Agricultura, sobre estudos aprofundados nas áreas de Paleobotânica e Paleofauna do Piauí. Na análise destes artigos e em comparação com alguns livros especializados em Paleontologia, podemos constatar a riqueza da flora na região de Teresina na Era Paleozóica.

Para iniciarmos essa abordagem faremos num primeiro momento, uma localizaçãotemporal. Atualmente nos encontramos na Era Cenozóica, a mais recente, se considerarmos o aparecimento da vida (iniciada há 65 milhões de anos atrás). A flora encontrada em Teresina pertence a Era Paleozóica, que iniciou há 570 milhões de anos e é dividida seis períodos: Cambriano (de 570 a 500 milhões de anos), Ordoviciano (de 500 a 440 milhões de anos), Siluriano (de 440 a 395 milhões de anos),Devoniano (de 395 a 345 milhões de anos), Carbonífero (de 345 a 280 milhões de anos) e o Permiano (de 280 a 225 milhões de anos). Os primeiros vegetais de que se tem notícia apareceram no período Siluriano (os primeiros seres fotossintetizantes surgiram há mais ou menos 2 bilhões de anos, no Pré-Cambriano, período que antecede a Era Paleozóica). Os afloramentos (troncos fossilizados)encontrados em Teresina datam dos Períodos Carbonífero e Permiano, avaliados, portanto, entre 345 e 225 milhões de anos atrás. O período Carbonífero coincide com o surgimento dos primeiros répteis (antecessores dos dinossauros) e de florestas formadas por Pteridófitas (MENDES, 1982). As pteridófitas constituem um grupo de plantas vasculares (dotadas de vasos condutores de seiva), porém criptógamas (semflor), representado atualmente pelas samambaias e avencas, que normalmente apresentam um porte muito inferior ao das plantas Fanerógamas (com flor). As pteridófitas raramente apresentam porte arborescente. Dentre as fanerógamas destacamos dois grandes grupos de plantas com flores: as Gimnospermas (plantas com flor, mas sem fruto) e as Angiospermas (plantas com fruto) (JOLY, 1993).

Em boletimdo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM, bol. nº 147/ 1954), o geólogo Elias Dolianiti, apresenta os elementos da flora identificada pelo geólogo Eusébio de Oliveira, na década de 30, comparados com os identificados por ele próprio em três pontos: na sondagem nº 125 (em profundidades de 225-226 metros) em Teresina, em afloramentos na localidade Curral de Pedras, do então distrito deNatal, distante 80 km de Teresina (região que hoje abrange parte dos municípios de Demerval Lobão, Lagoa Alegre e Monsenhor Gil) e no município de Beneditinos, todos situados na Formação Poti (formação geológica - área com características peculiares sobre elementos geológicos). No boletim, a flora de Teresina é tratada como importante no contexto mundial por sua localização geográfica(setentrional - norte) e por favorecer ao conhecimento da Paleogeografia do Carbonífero. Analisando as amostras coletadas, identificou-se as espécies do gênero Adiantites (A. gothanica, A. oliveiranus, A. santosi, A. alvaro-albertoi), e as espécies Cardiopterium sp., Sphenopteridium sp., Kegelidium lamegoi, Paulophyton sommeri, Rhodea sp. e Lepidodendropsis sp. A Lepidodendropsis sp é uma espéciepertencente à ordem (extinta) das Lepidodendrales, divisão Lycophyta (divisão de plantas com poucos representantes viventes, que se restringe a plantas de porte muito pequeno, como os licopódios de poucos centímetros), do grupo das Pteridófitas, planta arborescente de 25-30 metros de altura, cuja distribuição só foi constatada no Peru e na formação Poti - PI (MENDES, 1982). A Sphenopteridium sp, assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sei la
  • Sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!