Sei lá

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Se dos escritores Joseph Droz e Sílvio Pellico, Louis Pasteur  recebeu, no Liceu Besançon, a influência da devoção à honra e ao trabalho, do Sr. Romanet , diretor do colégio de Arbois, já trazia aconvicção da frase “Um homem instruído vale por dois, um homem educado vale por dez!”
[pic]Assim começa a brilhante carreira do cientista, no século XIX, que anos mais tarde irá viver no InternatoBarbet, no Quartier Latin, onde além de dedicar-se aos estudos, ocupa todas suas horas de folga visitando bibliotecas vizinhas ao internato e ainda arguindo em matemáticas elementares aos alunos maisjovens, o que lhe permitia retribuir a generosidade de pagar apenas um terço da pensão.
Seu empenho lhe rende alguns anos depois, ser convidado para assistente do mestre Balard, recém nomeado para aAcademia de Ciências, e de quem Pasteur se torna um pilar nas atividades. Aí é convidado ainda para um trabalho em comum com August Laurent sobre uma teoria que já o interessava denominada das‘substituições’, o que lhe permite, pelas investigações químicas, conhecer certas formas cristalinas dos ácidos tartáricos e dos tartaratos em geral. Após seu casamento com Marie Laurent e algum tempo em Estrasburgocomo professor de química da Faculdade, volta à Academia de Ciências e se consagra ao laboratório rejeitando candidatar-se a vagas na Seção de Física ou de Química, empenhando-se cada vez mais aexperiências que visavam modificar a forma cristalina de certas substâncias químicas. Consegue após viagens ao exterior, e intensas pesquisas, desvendar o famoso ácido racêmico.
É nomeado professor nanova Faculdade de Ciências de Lille e devido ao seu empenho e já merecida fama, as aulas de química que eram frequentadas por poucos alunos passam a ser assistidas por quase trezentos. Lança-se comafinco e ardor sobre seus estudos sobre as fermentações e privilegia a fermentação do leite azedo. Descobre o fermento láctico e a partir daí vai para Paris e em seu humilde laboratório descobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sei la
  • Sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!