sei lá

Páginas: 3 (693 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observaçãodo mundo.

No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que éavaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias idéias e não buscaconhecimento científico para ser comprovado. 

De maneira espontânea e sem querer as pessoas utilizam o senso comum a quase todo o momento: Ex: Quando se está com o intestino preguiçoso e a vizinha diz queameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Corre para casa e se empanturra de ameixa e mamão. Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiêncianatural
As principais características do senso comum são:

 Carácter empírico – o senso comum é um saber que deriva directamente da experiência quotidiana, não utilizando, por isso, uma elaboraçãoracional dos dados recolhidos através dessa experiência.
 
Carácter acrítico – não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é umconhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.
 
Carácter assistemático – osenso comum não é estruturado racionalmente, tanto ao nível da sua aquisição, como ao nível da sua construção, não existe um plano ou um projecto racional que lhe dê coerência.
 
Carácter ametódico –o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo. O senso comum é um saber que nasce da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sei la
  • Sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la
  • Sei lá
  • Sei la
  • sei la

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!