seguros

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014

5. SEGUROS
5.1. Absorção de risco
5.2. Verbete Aleatório: Agenciador
5.3. Aceitação/ Aceitação de risco
5.4. Acidente
5.5. O Verbete Aleatório: Apólice
5.6. Seguro de transporte Internacional de Exportação
5.7. Contratação do Seguro na Empresa

O Seguro de Transporte Internacional na exportação visa resguardar a mercadoria exportada contra todos os riscos acidentais por todo otranscorrer do processo de exportação, isto é, desde sua saída do estabelecimento do exportador até sua entrega no exterior. Esse seguro tem sua contratação efetuada em moeda estrangeira e deve ser contratado pelo exportador brasileiro.
Podem ser seguradas as seguintes importâncias:
• Custo – Custo da Mercadoria
• Frete Internacional – Custo do Frete Internacional
• Seguro Internacional – Custo doSeguro de Transporte Internacional
Despesas Gerais – Despesas Gerais

ABSORÇÃO DE RISCOS
Terminologia de seguro/resseguro que indica a forma de distribuição de responsabilidades de riscos, especialmente dos grandes riscos, entre o segurador, a seguradora direta, possíveis cosseguradoras e os resseguradores.
AGENCIADOR
É o profissional, autônomo ou assalariado, especializado na angariação deadesões de componentes às apólices de Seguro de Vida em Grupo e/ou Acidentes Pessoais Coletivo. V. tb. Agenciamento.
ACEITAÇÃO/ACEITAÇÃO DE RISCO
Ato de aprovação, pelo segurador, de proposta efetuada pelo segurado para cobertura de seguro de determinado(s) risco(s) e que servirá de base para emissão da apólice. Para o ressegurador a aceitação de risco, ou subscrição, significa absorver atransferência de parte da responsabilidade dos riscos aceitos pelo segurador. V. tb. Seleção de Riscos e Subscrição.
CONTRATO DE SEGURO
É aquele, geralmente expresso em uma apólice, pelo qual o segurador, mediante o recebimento de uma remuneração, denominada prêmio, obriga-se a ressarcir o segurado, em dinheiro ou mediante reposição, dentro dos limites convencionados na apólice, das perdas e danoscausados por um sinistro ou sinistros, ou a pagar um capital ou uma renda se, ou quando, verificar-se um evento relacionado com a vida ou as faculdades humanas.

http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=324#como_funciona

O seguro de transportes abrange duas categorias: a de transportes propriamente ditas, contratada pelo vendedor ou pelo comprador da carga e a deresponsabilidade civil, contratada pelo transportador. A primeira delas se divide em transportes nacionais (mercado interno) e transportes internacionais (exportação e importação). A segunda categoria, de responsabilidade civil, por sua vez, possui vários tipos de seguros que garantem ao transportador o reembolso de indenizações que ele seja obrigado a pagar para reparar danos à carga que transportava.
Tantoem transportes nacionais como em internacionais, o seguro cobre prejuízos causados a bens e mercadorias em viagens sobre a água, vias terrestres (rodoviárias e ferroviárias) e aéreas, ou em percursos que utilizam mais de um meio de transporte, chamado multimodal.
Na prática, as mercadorias transportadas por quaisquer meios de transporte devem ter a proteção de dois seguros:• de transporte, comcontratação facultativa por parte do dono da carga para garantir os bens e• de responsabilidade civil, de contratação obrigatória por parte do transportador para garantir o compromisso de recebimento e entrega da carga.



Quem contrata o seguro? O dono da carga ou o transportador? Os seguros de transportes e o de responsabilidade civil são distintos, com contratos diferentes. Aresponsabilidade de cada um dos envolvidos – dono das mercadorias e transportador – é diferente, não se confundindo a propriedade dos bens com a responsabilidade da operação de transporte dos mesmos. A responsabilidade pela contratação do seguro de transportes está diretamente ligada ao tipo de contrato de compra e venda que foi firmado, ou seja, neste contrato deve estar previsto de quem é a responsabilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seguro
  • Seguro
  • seguro
  • Seguros
  • Seguro
  • seguros
  • Seguros
  • Seguros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!