Seguro marítimo

Páginas: 39 (9668 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
SEGURO MARÍTIMO

[pic]

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO
2. HISTÓRIA DO SEGURO
2.1. HISTÓRIA DO SEGURO NO MUNDO
2.2. HISTÓRIA DO SEGURO NO BRASIL
3. O SEGURO MARÍTIMO – O QUE É?
4. DO RISCO
4.1. ACEPÇÕES DA PALAVRA E CONCEITO JURÍDICO
4.2. CAUSAS E ESPÉCIES
4.3. RISCOS NÃO ABRANGIDOS PELO SEGURO ANTE VEDAÇÃO LEGAL
4.4. INÍCIO E FIM DOS RISCOS
5. SEGURO MARÍTIMO INTERNACIONAL
6. TIPOSDE SEGURO
6.1. SEGURO DE TRANSPORTADOR AQUAVIÁRIO

6.2. SEGURO DE CASCO DE NAVIO

6.3. SEGURO PARA CABOTAGEM

6.4. SEGURO PARA IMPORTADORES

6.5. SEGURO PARA EXPORTADORES

6.6. SEGURO DE CARGA
7. CÓDIGO CIVIL
8. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

O Seguro Marítimo tem por finalidade garantir indenizações por perdas ou danos a embarcações e seus acessórios, bem comoàs mercadorias nelas embarcadas, frete, lucro esperado ou quaisquer outros interesses que possam ser monetariamente mensurados. A cobertura estende-se a qualquer tipo de navegação, seja ela em águas marítimas, fluviais ou lacustres.
O contrato de seguro marítimo, pode-se dizer, foi, e continua sendo, de fundamental importância para o desenvolvimento do comércio marítimo. De fato, permitiu ummaior acesso de pequenos comerciantes às navegações marítimas, na medida em que estes, uma vez celebrado o contrato de seguro, não obstante os riscos de toda sorte que envolvem a navegação, tinham a segurança de que, mediante o pagamento de determinada quantia, denominada prêmio, caso ocorresse um sinistro ou um dano, seriam ressarcidos de tal prejuízo pelo outro sujeito do contrato de seguro,qual seja o segurador.
Outros sim, beneficiaram grandes empreitadas, as quais poderiam não ter se realizado, sem a garantia do seguro.
Fixada, em linhas gerais, a importância do seguro marítimo, inconteste se afigura a relevância do estudo acerca de tal contrato. Contudo, por serem demasiadamente vastos os caminhos a serem percorridos quando do trato de tão empolgante tema,procurou-se, neste trabalho, discutir sobre uma das possíveis vertentes pela qual o tema pode ser analisado: “o risco como elemento constitutivo do seguro marítimo”.
Entretanto, a parte inicial do presente estudo versará sobre o contrato de seguro marítimo numa visão geral, eis que semelhante tópico é essencial para a compreensão do assunto principal.
Ressalve-se, por fim, que não se tem, aqui,a pretensão de analisar o tema de maneira profunda e exaustiva, o que se deve às limitações do autor e a própria natureza deste trabalho.
 

2. HISTÓRIA

• 2.1 História do Seguro no Mundo

Essa história é bem antiga. Vinte e três séculos antes de Cristo, na Babilônia, quando as caravanas atravessavam o deserto para comercializar camelos em cidades vizinhas, surgiram às primeirasmodalidades de seguros.
Como era comum alguns animais morrerem durante o caminho, todos os cameleiros, cientes do grande risco, firmaram um acordo no qual pagariam para substituir o camelo de quem o perdesse. Além de uma atitude solidária por parte do grupo, já era sem dúvida uma forma primária de seguro.
No ramo da navegação, também foi adotado o princípio de seguro entre os hebreus efenícios cujos barcos navegavam através dos mares Egeu e Mediterrâneo. Existia entre os navegadores um acordo que garantia a quem perdesse um navio, a construção de outro, pago pelos demais participantes da mesma viagem.
No século XII da era cristã, surge uma nova modalidade de seguro. Chamava-se Contrato de Dinheiro e Risco Marítimo, formalizado por meio de um documento assinado por duaspessoas, sendo uma delas a que emprestava ao navegador quantia em dinheiro no valor do barco e das mercadorias transportadas. Se durante a viagem o barco sofresse alguma avaria, o dinheiro emprestado não era devolvido. Caso contrário, esse dinheiro voltava para o financiador acrescido de juros.
Em 1234, o papa Gregório IX proibiu o Contrato de Dinheiro e Risco Marítimo em toda Europa. Os homens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seguro marítimo
  • Seguro marítimo
  • seguro maritimo
  • Seguro marítimo
  • SEGURO CASCO MARÌTIMO
  • Importancia do seguro maritimo e aereo
  • MARITIMO
  • maritimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!