SEGURANÇA DIGITAL UTILIZANDO ESTEGANOGRAFIA

1166 palavras 5 páginas
Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
Associação de Ensino e Pesquisa “Graccho Cardoso”
Autorizada a funcionar por intermédio da Portaria Ministerial no 2.246 de 19/12/1997

SIDNEY BORGES

SEGURANÇA DIGITAL
UTILIZANDO ESTEGANOGRAFIA

Orientador: Ivânia Maria de Morais Souto

Aracaju - SE

I. INTRODUÇÃO
A busca por novos meios eficientes e eficazes de proteção digital é um campo de pesquisas fundamentado nos mais variados campos da ciência. Basicamente, este campo de pesquisa se divide em duas ramificações. De um lado, estão aqueles que buscam técnicas para se obter maior proteção digital. Do outro lado, estão aqueles que querem minar a proteção, i.e., querem ter acesso à informação sem autorização. Uma das áreas que tem recebido muita atenção recentemente é a esteganografia. Esta é a arte de mascarar informações como uma forma de evitar a sua detecção. Segundo [Popa, 1998], esteganografia deriva do grego, donde estegano = esconder, mascarar e grafia = escrita. Logo, esteganografia é a arte da escrita encoberta.
A esteganografia inclui um vasto conjunto de métodos para comunicações secretas desenvolvidas ao longo da história. Dentre tais métodos estão: tintas “invisíveis”, micro pontos, arranjo de caracteres (character arranjement), assinaturas digitais, canais escondidos (covert channels), comunicações por espalhamento de espectro (spread spectrum communications) entre outras.
Atualmente, trabalha-se na estruturação e no desenvolvimento da esteganografia digital. Esta consiste em um conjunto de técnicas e algoritmos capazes de permitir uma comunicação digital mais segura em um tempo em que seus e-mails podem estar sendo lidos e os seus passos em um computador pessoal rastreados.
Estas técnicas podem variar desde a inserção de imagens em outras—fazendo com que uma imagem aparentemente inocente esconda outra com maior importância sem levantar suspeitas — até a escrita de textos inócuos que escondem

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas