Seguranla tem saida

650 palavras 3 páginas
é quase um monopolizador no que se refere à produção de conhecimento prático de Segurança Pública no Brasil. Por ter passado por várias instâncias governamentais, municipal, estadual e federal, possui relevante experiência na área, conhecendo de perto os problemas das polícias, seu relacionamento com os governos e as contingências a que estão submetidas a prestação de um bom serviço à sociedade no que se refere à manutenção da paz social. Ao ler “Segurança tem Saída”, percebemos que nem sempre o profissional experiente se deixa levar pela maré do descrédito, tampouco terá ele, necessariamente, respostas velhas para os velhos problemas.
O livro começa desafiando o leitor a questionar o natural descrédito por que passamos ultimamente em matéria de Segurança Pública – estamos anestesiados com as tragédias cotidianas que a cada dia assola de modo mais latente nossa sociedade. Luiz Eduardo se propõe a mostrar, como o próprio título ilustra, que a questão da segurança no Brasil tem, sim, solução e começa a discutir questões variadas, que vão desde a legalização das drogas até as medidas necessárias para sanar a corrupção policial. Sobre este último tópico, ele diz:
“O maior obstáculo à corrupção é o orgulho profissional. Exemplos do que se pode fazer, nessa direção, é a mudança no regimento disciplinar da PM, que é obsoleto, draconiano e míope, isto é, severíssimo com falhas administrativas e lenientes com crimes cometidos fora dos batalhões. Os oficiais evitam abrir esse debate porque temem perder de vez o controle. É preciso compreender que os policiais de mais baixa patente sentem-se desrespeitados como cidadãos e trabalhadores pelo regimento em vigor. Regimento que, todavia, não tem sido eficaz na redução da brutalidade e da corrupção.”
O autor também critica as castas existentes na estrutura hierárquica das polícias:
“Hoje, na prática, há quatro polícias. Duas na PM e duas na Polícia Civil: os oficiais e as praças; os delegados e os agentes. O problema não é a

Relacionados