seguranca estettica

2420 palavras 10 páginas
Segurança no Trabalho

O esteticista durante a realização dos procedimentos em estética está em constante exposição a uma grande variedade de microorganismos que podem causar determinada patologia. Esta exposição pode ser aumentada devido ao atendimento diversificado de clientes ou até mesmo pela omissão e desconhecimento de algumas patologias por parte dos clientes.
O contato com fluídos biológicos ou lesões pode desencadear um processo alérgico ou infeccioso, podendo ser evitados pela utilização de equipamentos de proteção que possibilitam a diminuição destes efeitos.

Estes equipamentos fazem parte das medidas de Biossegurança que promovem a preservação da saúde do profissional da área de estética.
É importante lembrar que os equipamentos devem ser utilizados nos procedimentos de maneira correta, prevenindo a exposição direta entre cliente e profissional.

Biossegurança é o conjunto de procedimentos adaptados no espaço de estética, com o objetivo de dar proteção e segurança ao cliente e ao profissional.
O único meio de prevenir a transmissão de doenças é o emprego de medidas de controle de infecção como equipamento de proteção individual (EPI), esterilização do instrumental, desinfecção do equipamento e ambiente do local de trabalho.
São essenciais a padronização e manutenção das medidas de Biossegurança como forma eficaz de redução de risco ocupacional e transmissão de doenças infecciosas.
A Biossegurança não é uma ciência e sim uma interação de conhecimentos específicos e deve ser entendida como uma ação educativa, como um conjunto de ações voltadas para a prevenção ou eliminação de riscos à saúde.

Uma das ações primordiais para proteção humana é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que auxiliam na prevenção de certas patologias.
Formas de Prevenção de Acidentes de Trabalho
A segurança no trabalho é definida como todas as medidas e formas de procedimento que visam à eliminação dos riscos de acidentes.
Os riscos são

Relacionados