Segurança

Páginas: 12 (2846 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA XAVANTINA
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

Docente: Aldo Max
Discentes: Daniela Southier, Kelline Aguiar, Monique Faccio, Naendra Cristina, Ricardo Ádamo e Thatiany Silva Bento

DESGAF‏

TEMA: FICHAMENTO DO CAPÍTULO 1
EVOLUÇÃO, AGRICULTURA,
HISTÓRIA

Identificação do Problema
A problemática do livro no capitulo “1”(Evolução, Agricultura, História) seria a de comprovar com dados científicos de autores e pesquisadores renomados, a legitimidade da trajetória percorrida da nossa evolução, quando citamos evolução cingimos desde a era do surgimento dos primeiros seres vivos (Plantas, Animais) até a era dos “homens”, perfazendo um percurso ligado a essa era com a agricultura, pois a evolução da agricultura se deu graças aevolução dos seres vivos, podemos citar um parágrafo do texto onde diz que: “os animais eram os primeiros agricultores da terra”, as formigas adubavam, plantavam e colhiam “cogumelos”, sendo assim com esses dados podemos afirmar que a evolução da agricultura surgiu juntamente com a evolução de todas espécies vivas em nosso planeta.
Objetivos do autor com o texto
O objetivo principal encontradonesta obra foi relatar e expor a construção histórica do período que levaria desde surgimento das primeiras espécies na terra ate a evolução da agricultura no mundo, o autor se preocupa em relatar fatos que corroboram para explicar momentos de evolução na nossa agricultura, desde as primeiras práticas da agricultura ate as tecnologias encontradas hoje, assim como diferentes praticas de manejo naagricultura, as práticas utilizadas a milhares de anos comparados com as praticas atuais, sendo assim, faz com que esse capitulo torna-se de base para entendimento dos demais.
Trajetória percorrida
Primeiramente Mazoyer fala da era do surgimento das espécies, podemos relatar esse falto através de uma fascinante trajetória percorrida pelo autor diante destes milhões de anos, onde o surgimento ecrescimento dos seres vivos são fatos que colaboram para explicação do desenvolvimento da agricultura em nosso mundo. Cita também um trecho antes de começar sua obra onde nos faz a refletir sobre essa evolução.

Não te dei nem rosto, nem lugar que te seja peculiar, tampouco nenhum dom
que te fosse particular, ô Adão, para que teu rosto, teu lugar e teus dons, tu
os ambicione, conquiste e ospossua por ti mesmo. A natureza resguarda outras
espécies em leis por mim estabelecidas. Porém, tu, que possuis livre-arbítrio, juiz
de ti e em tuas próprias mãos entregue, defi na-te.
Pico della Mirandola, De la dignité de l’homme.

É num universo cuja origem não se conhece, mas cujos fulgores mais antigos vindos até nós nos fazem pensar que está em expansão há 15 bilhões de anos, é também em umsistema solar e em uma terra constituídos há 4,6 bilhões de anos que a vida começou a se desenvolver, em mais ou menos 3,5 milhões de anos.
Desde então, a evolução produziu centenas de milhares de espécies vivas, das quais muitas desapareceram no curso do tempo. Em primeiro lugar, os vegetais dos quais se conhece mais de 500.000 espécies e os animais dos quais identificamos, aproximadamente, ummilhão de espécies que vivem ainda hoje. Todas as espécies vivas não foram ainda totalmente identificadas e a cada ano outras novas são descobertas.
Quase todos os animais são simples predadores que se contentam em tomar sua alimentação das espécies selvagens, vegetais ou animais que exploram. Alguns dentre eles prestam alguns serviços às espécies assim exploradas. A abelha, por exemplo,transporta o pólen retirado da flor, facilitando, assim, a sua fecundação. Mas, curiosamente, milhões de anos antes da nossa era, a evolução produziu várias espécies de formigas e térmitas cultivadoras de cogumelos ou criadoras de pulgões. Os cogumelos e pulgões domésticos que essas espécies exploram é diretamente proporcional ao seu esforço, com um trabalho incessante de ordenamento do meio, de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!