segurança

Páginas: 10 (2367 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014

UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DETEC – departamento de tecnologia



título do projeto


Nome do aluno



Relatório do Projeto Conceitual ou de Melhoria de um Equipamento Agrícola




CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
disciplina de Máquinas e equipamentos para agricultura
Prof. A.C. OLAVO




Panambi, Março de 2014Plantadeiras

Para muitas pessoas, o ato de semear é sinônimo de plantar. Porém por definição, eles são bem diferentes. Semear é o ato de esparramar sementes pelo sulco de plantio. Já plantar é o ato de transferir mudas para a área onde essa planta deve ser cultivada.
-Semeadora é a máquina que semeia.
-Plantadora é a máquina que planta mudas

Operações ligadas ao ato de semear: A semeadora visa adistribuição uniforme das sementes ao longo do sulco de plantio e executa várias ações. A primeira operação realizada é a abertura do sulco de plantio. Esse sulco deve ser uniforme e ter a profundidade e espaçamento ideal, que possibilite a deposição da semente na melhor posição para sua germinação, emergência e desenvolvimento.
Além da semente, o adubo também é distribuído pela semeadora.Porém, para evitar a queima das sementes pelo adubo, este deve ser depositado no fundo do sulco de plantio, a uma distância suficiente para evitar o contato entre eles. Normalmente, essa distância é de 3 cm.
Após essa deposição, a semeadora é responsável por cobrir a semente, fechando o sulco de plantio e compactando-o levemente, evitando assim o ataque de pássaros e possibilitando a melhorgerminação.
Densidade de semeadura: Definida como o número de plantas por unidade de área, tem papel importante no rendimento de uma lavoura, sendo que pequenas variações na densidade têm grande influência no rendimento final da lavoura. Sendo basicamente dependente de três fatores: cultivar, disponibilidade de água e de nutrientes.

Três tipos de engates quanto a frente de potência :Arrasto: é fixada na barra de tração do trator(1 ponto de engate)
Montado :são três pontos
Semi-montado:

Semeadura em linha de fluxo contínuo – mecanismo dosador de sementes que permite distribuição de forma contínua, não ocorre separação entre as sementes dentro da linha.


Disco de corte oscilantes(Plantio Direto):possuem movimentos de oscilação lateral para acompanhar curvas no terreno. Aoscilação na vertical e proporcionada pelas molas, que permitem a articulação e sua regulagem permite aprofundar ou diminuir a profundidade de corte dos discos.
Aberturas dos sulcos para o adubo: é feita através de Discos duplos Desencontrados ou Hastes Escarificadoras. Os discos duplos possuem limpadores internos que são flexíveis e ajustáveis, para remover a terra que se acumula na parteinterna.
Hastes Escarificadoras: possuem condutores de adubo com regulagem de altura independentes das hastes, permitindo a colocação de produto em diferentes profundidades. O ângulo de trabalho pode ser alterado conforme a resistência ao solo.








































Esta folha é opcional. Se incluída, deve constar um parágrafo para cada autorcom breve descrição do local e data de nascimento, formação e experiência profissional. Veja o exemplo:
Fulano de Tal nascido em 1975 no município de Panambi do estado do Rio Grande do Sul. Completou sua formação de Segundo Grau em 1994 na Escola Estadual Ponchio Verde no município de Panambi/RS. Realizou estágio no setor de estamparia da empresa Kepler Weber S.A. no período de 1997 a 1999.Atualmente exerce a função de torneiro mecânico na empresa MetalSaur Ltda., onde trabalha desde 2001. Tem grande interesse pela área de projeto de máquinas agrícolas, na qual pretende se especializar no futuro.




AGRADECIMENTOS

Aos meus colegas ...., pelo grande apoio ...
Ao meu professor Tata de Titi ...
À instituição ...
À empresa ....., pelo suporte financeiro....



SUMÁRIO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!