Segurança

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2013
O NOME DA ROSA

O Nome da Rosa, num contexto geral apresenta ambiente no qual as contradições, oposições sobre a inquisição, no início do século XI, justificam ações humanas, asvirtudese os crimes dos personagens, monges de uma abadia cuja maior riqueza é o conhecimento de sua biblioteca. Para os personagens, as discussões do essencial e do particular, do espiritual e da realidadematerial, do poder secular e da insurreição, dos conceitos e das palavras entranham pelo mundo uma teia de inter-relações das mais conflituosas.
O ponto central do filme é o dogmatismoreligioso, que encarava o conhecimento como potencialmente perigoso. Aquele que tivesse acesso a esses conhecimento corria o risco de morrer, apartir do momento que esses dogmas são descoberto vãoacontecendos misteriosas mortes afeta o mosteiro . O contraste entre as novas idéias mais abertas e racionais, mais voltadaspara a experiência empírica, e os velhos hábitos fechados e místicos. As mortessão o resultado do dogmatismo religioso de um monge, apostado em impedir que um livro julgado perdido de Aristóteles, sobre o riso, possa ser conhecido.
Contudo, faz-se também umacrítica à Igreja, no momento em que mestre William, percorrendo os arredores do mosteiro, observa que, no alto da construção, abre-se periodicamente um portão de ferro, por onde os monges jogam fora osrestos de alimentos da Abadia. No pé da montanha, várias pessoas ficam esperando os restos de comida caírem do céu, ou melhor, do alto do mosteiro. Noutros termos, diz à platéia mestre William em suafala:outra generosa doação da Igreja aos pobres !. (18º minuto de projeção).


Na idade média, a sociedade passa a se estruturar em “Feudos”, mantendo ainda comoatividade econômica a agricultura, a pecuária e o artesanato. Com o advento do Cristianismo, a organização sócio-política da sociedade muda de configuração para Nobreza, Clero (guardiões do conhecimento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!