SEGURANÇA

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013




3) NOÇÕES DE INCÊNDIO

a) tipos de extintores

EXTINTORES DE ÁGUA – Utilizados em grande parte dos incêndios devido ao histórico uso da água com o objetivo de apagar fogo. A águaapresenta excelentes características de combate a chamas, tais como as propriedades de diluição e abafamento. Entretanto, jamais é recomendado direcionar jato de água na rede elétrica!

EXTINTORES DEESPUMA – Indicados para o combate à combustão de líquidos e sólidos, esses extintores são operados de forma invertida (“de ponta a cabeça”), possibilitando, assim, o total escoamento do materialcontido no interior no cilindro.

EXTINTORES DE PÓ QUÍMICO SECO – O fundamento básico que caracteriza os extintores à base de pó químico é a ação da nuvem formada pela pulverização do material.Pela sua eficiência no combate às chamas, esses extintores são indicados para todos os tipos de incêndio – com a advertência de que somente sejam utilizados em equipamentos eletrônicos em últimocaso.

EXTINTORES DE GÁS CARBÔNICO – São caracterizados também pela formação de nuvem de fumaça. Possuem indicação para todos os tipos de incêndio.

b) Medidas de combate a incêndio:

Combustão éa combinação de combustível, oxigênio e calor. Um incêndio se traduz na combustão incontrolável. Assim, como medidas de prevenção, os laboratórios e locais de armazenamento e estocagem dereagentes precisam dotar-se de extintores em número e distribuição adequados. Além disso, aqueles que trabalham nesses locais precisam receber treinamento adequado sobre como utilizar um extintor, evacuaro prédio em chamas e prestar serviços de primeiros socorros a prováveis vítimas. Em locais pequenos, o que se deve fazer em caso de incêndio é desligar o quadro de energia e os registros de gás,evacuar o prédio e avisar a brigada de incêndio. Já em locais de grande extensão, além de desligar o quadro de energia, os registros e evacuar o prédio, é necessário chamar o corpo de bombeiros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança
  • segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!