Segurança

Páginas: 15 (3719 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
ESTROPOS / ESLINGAS / LAÇO DE CABO DE AÇO

















Os laços de cabo de aço (também chamados de estropo de cabo de aço ou de eslingas) são formados por um cabo de aço de uma determinada metragem que em suas extremidades possue um "laço" ou "olhal". Este laço é utilizado para poder prender o cabo em diversas aplicações para se movimentar cargas. Este olhal pode ou nãoconter uma sapatilha que protegerá o cabo de aço contra desgastes ao içar o mesmo utilizando um gancho. Trançados manualmente (mão francesa) e posteriormente prensados com uma presilha de aço, garantem maior resistência à ruptura. Nós da CableMAX possuímos certificação NBR ISO 9001:2000 para produzir e prensar laços com cabos de aço de 1/4" até 2" de diâmetro. Estes laços de cabo de aço podem serfabricados a partir dos cabos de aço polidos, galvanizados ou inoxidáveis. Não é comum a fabricação de laços de cabos de aço utilizando cabos de aço revestidos.
Seguimos a padronização da CIMAF, da NBR 11900 e da NBR 13541, que são consideradas as normas internacionais mais seguras para confecção de laços de cabos de aço. O olhal "trançado flamengo" ou com "mão francesa", é considerado o maisseguro, pois parte de sua resistência é dado pelo trançado e não depende exclusivamente da presilha. Mesmo antes de ser colocado a presilha de aço, o olhal já é capaz de suportar uma carga superior à carga de trabalho do laço.


Olhal tipo 1 - Trançado flamengo prensado com presilha de aço. Este é o tipo de olhal mais seguro e indicado pela BBA, pois parte da resistência do olhal é dado pelotrançamento e não apenas pela presilha pensada.
Olhal tipo 2 - Trançado flamengo prensado com presilha de alumínio. Este olhal apresenta as mesmas características do olhal tipo 1, porém com as seguintes restrições:
• Altas temperaturas;
• Em contato com águas salgadas;
• Em contato com superfícies abrasivas
Olhal tipo 3 - Trançado manualmente sem presilha. Possui menor eficiência do que osdemais tipos de olhais, não sendo recomendados em situações em que o laço possa sofrer rotações ou cargas cíclicas.

Existem vários tipos de laços de cabos de aço fabricados pela CableMAX, sendo cada qual produzido para realizar uma função específica e podendo conter acessórios que completarão sua fabricação.
A CableMAX atualmente está produzindo os laços de cabo de aço dos tipos: CF, CF2, CF3,CF4, CF5, CF6, CFT, CFG1, CFG2, CF9, CF10, CF11, CF12, CF13, CF14 e CF15. Para outros modelos, ou para seu projeto específico, entre em contato.

O laço de cabo de aço tipo CF é um laço de aplicação geral. Trançado manualmente e com presilhas prensadas. É equipado com um olhal normal, podendo também ser fornecido com sapatilhas ou slips. É muito utilizado em siderúrgicas, estaleiros, montagens,usinas de açúcar, entre outros. O fator de segurança 5:1 já é aplicado na produção deste tipo de laço. A tolerância nas dimensões B e C devem ser de +- 10%. Consulte para outras construções de laço CF.








Voltar ao início

Laços tipo CF2 com ou sem sapatilha protetor nos olhais. O fator de segurança 5:1 já é aplicado na produção deste tipo de laço. Consulte para outrasconstruções de laço CF2.





Voltar ao início

O laço de cabo de aço tipo CF3 é equipado com gancho corrediço e é indicado para movimentação de peças complexas e sem suporte de apoio, como: tubos, vigas, peças fundidas, rodas e engrenagens de grande porte, feixes, barras, moldes, toras e todos os tipos de cargas que requerem a laçada tipo forca (choker). O gancho corrediço é dealta resistência, com um canal cilindrico projetado para evitar desgastes prematuros no cabo de aço. Permite operação rápida, eficiente e segura. O fator de segurança 5:1 já é aplicado na produção deste tipo de laço. Consulte para outras construções de laço CF3.





Voltar ao início

O laço de cabo de aço tipo CF4 é um laço de duas pernas. Cada perna possui um gancho corrediço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!