Segurança

Páginas: 8 (1980 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Riscos e soluções para os fumos de solda

MANUAL DE SAÚDE PARA SOLDADORES

A soldagem produz fumos, substâncias tóxicas na forma de particulado fino em suspensão (pó). Isso também ocorre com atividades relacionadas como esmerilhamento, corte e lixamento. Um local de trabalho insalubre resulta inevitavelmente em redução da produtividade e dos lucros, além do prejuízo à saúde dostrabalhadores. A conscientização dos efeitos sobre o ambiente e a saúde dos trabalhadores tem aumentado muito nos últimos anos. As pessoas passaram a reivindicar o direito a um local de trabalho mais limpo e seguro. As empresas, por sua vez, entenderam que melhorar as condições de trabalho de seu pessoal resulta em melhores resultados e aumenta sua competitividade. Esta é uma situação típica onde ambos oslados podem sair ganhando.

2

CONTENTS
Técnicas de soldagem Geração de fumos de soldagem Riscos à saúde causados pelos fumos Normas e Regulamentos Soluções para exaustão de fumos de solda Housekeeping 3 10 14 15 16 30

3

Técnicas de Soldagem
MMA ou SMAW: Soldagem manual com eletrodo revestido
O processo de soldagem com eletrodo revestido, na nomenclatura técnica MMA ou SMAW (ManualMetal Arc ou Shielded Metal Arc Weding), ainda é o processo de soldagem mais largamente utilizado. É o processo onde se utiliza um eletrodo consumível revestido com um fluxo para efetuar a solda. Uma corrente elétrica fornecida por equipamento de soldagem apropriado, forma um arco elétrico entre o eletrodo consumível e a peça metálica, promovendo a união das partes. Durante a execução o fluxo quereveste o eletrodo se funde e se vaporiza. A porção fundida passa a integrar o cordão de solda e a escória resultante. Já a parte que se vaporiza forma uma atmosfera que protege a poça de fusão dos efeitos nocivos do oxigênio do ar. O processo de soldagem com eletrodo revestido é dominante sobre os demais, especialmente nas áreas de serralheria, montagens industriais, e manutenção e reparo, embora osprocessos semi-automáticos estejam crescendo em utilização. Os materiais mais comumente soldados por este processo são os aços carbono, aços liga e aços inoxidáveis. Alguns materiais não ferrosos como Alumínio, Níquel e Cobre também podem ser soldados por este processo.

Tipos de eletrodos

Eletrodos revestidos são disponíveis em vários diâmetros e comprimentos podendo ser de Alumínio, Bronze,Aço Carbono, Níquel e Aço Inox.

Atmosfera protetora

Eletrodo revestido

Arco elétrico Cordão de solda + escória

Metal base

Durante o processo parte do revestimento do eletrodo se vaporiza formando a atmosfera protetora. Parte do revestimento se funde adicionando elementos de liga ao metal e formando a escória do cordão de solda.

4

FCAW: Soldagem por arame tubular
O processode soldagem ao arco elétrico por arame tubular (FCAW – Flux Cored Arc Welding) é um processo bastante utilizado na indústria. A produtividade é elevada e o soldador não tem que interromper o trabalho para a troca de eletrodo. Uma desvantagem é a elevada taxa de geração de fumos. Um bom sistema de extração de fumos e uma boa ventilação geral são absolutamente necessários quando se utiliza esteprocesso. O processo de soldagem por arame tubular (FCAW) é muito similar ao processo MIG/ MAG (detalhado na próxima página). Utiliza-se um arame tubular fornecido em bobinas (carretéis), com o fluxo em forma de um pó no interior deste arame. O fluxo é composto por diversos elementos e tem a função de melhorar as características metalúrgicas do cordão de solda e, em alguns casos, formar a atmosferaque protege o arco elétrico dos efeitos nocivos do ar ambiente. Os elementos mais comumente encontrados no fluxo do arame tubular são Alumínio, Cálcio, Carbono, Ferro, Manganês e outros dependendo do caso. Uma atmosfera gasosa protetora pode, em alguns casos, ser utilizada a partir de um suprimento externo de gás. Neste caso o processo é chamado de “gas-shielded” (FCAW-GS) e é sempre utilizado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!