Segurança e Privacidade na Rede

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
Segurança e privacidade na rede.
A Internet é uma ferramenta com diversas utilidades: ensino, pesquisa, aprendizagem, lazer, entre outras.
A cada dia, surgem mais possibilidades de utilizar a tecnologia para entretenimento e momentos de descontração. Algumas das grandes beneficiárias desse movimento (e investimento) das empresas têm sido as crianças. A quantidade de novas plataformas paraatividades infantis é impressionante. Por que será que esse mercado é tão visado pelos investidores dessas tecnologias? Uma suposição é o tipo de uso que os pais vêm incentivando para que seus filhos tenham acesso a essa tecnologia.
Afinal, o que significa nos dias atuais, para um pai ou mãe poder ter seu filho dentro de casa, onde a violência urbana é uma questão tão presente em muitos lugares aoredor do planeta? Antigamente, as opções de lazer eram mais voltadas às brincadeiras de rua, livros... Depois veio a televisão e com ela os videogames. Mesmo assim, muitas atividades ainda envolviam a necessidade de sair de casa e estar presencialmente num ambiente propício para que elas pudessem ocorrer. Hoje, é possível divertir-se sem sair de casa, e em alguns casos isso faz toda a diferençaquanto ao tipo de relação que uma pessoa vai estabelecer com o universo à sua volta. 

Quanto mais “conectados” estamos, cada vez menos nosso mundo se limita às fronteiras físicas e geográficas. E isso, à primeira vista, parece mais seguro do que efetivamente aventurar-se na selva, urbana ou não.
Nossas crianças estão nascendo e crescendo imersas nesse novo ambiente e aprendendo a adaptarem-serapidamente a essa nova condição. A preocupação dos pais em saber por onde seus filhos andam agora também abrange a Internet e, se assim não for, ao menos deveria! Nesse contexto, saber por onde as crianças andam fisicamente não é mais suficiente para dizer que elas estão de fato “seguras”, pois através da tecnologia elas podem viajar pelo mundo sem sair de casa, e vale lembrar que nisso também háriscos. 

Só que hoje muitas crianças já são capazes de “dar um baile” nos mais velhos, em termos de conhecimentos e habilidades no uso das ferramentas atuais. Mas mesmo os pequenos mais “escolados” podem ainda não ter noção da abrangência da Internet e do que isso significa em termos de segurança e privacidade. Você tem alguma ideia dos tipos de informações sobre sua vida que são coletadas a cadaacesso que você faz na Internet? E quanto a seus filhos? Por onde eles têm acessado seus assuntos de interesse? Que tipo de informações pessoais eles estão compartilhando sem perceberem que tais dados poderão ser acessados?
Num artigo específico sobre como aumentar a segurança de sua conta no Google, o colunista na revista MacWorld, Lex Friedman, faz uma colocação que se encaixa em muitas outrasesferas com relação às atitudes das pessoas em suas vidas online: “[...] em um mundo onde cada vez mais nossas vidas, e nossas informações, são armazenadas online, a segurança digital é tão importante quanto a segurança física. Você não deixaria a porta da frente de sua casa destrancada, deixaria?”
Existem diversas empresas investindo pesado em traçar perfis de usuários, para poderem oferecerserviços de interesse, entre outros objetivos. Parece muito bom na teoria, mas também é preciso considerar que grande parte das informações que essas empresas recebem são concedidas sem o consentimento dos internautas pesquisados. Agora imagine como seu filho de 5 ou 10 anos pode entender esse conceito, quanto mais aplicá-lo de maneira “segura” no uso que faz da web. É interessante a consideraçãofeita pelo CEO (Diretor Executivo da Mozilla) Gary Kovacs - que tem uma filha de 9 anos – em uma palestra no TED Talk em fevereiro de 2012. Kovacs explica que estamos o tempo todo sendo monitorados, dentro e fora de nossas casas. Esse monitoramento dentro de casa acontece através da Internet e dos sites acessados, mas é possível ser monitorado inclusive por sites que você sequer acessou, você sabia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Privacidade na rede
  • A FRAGILIDADE DA PRIVACIDADE NAS REDES SOCIAIS
  • Invasão de privacidade em redes socias
  • Redes Sociais e a questão da privacidade
  • SEGURANÇA E PRIVACIDADE NOS SI
  • Segurança e Invasão de Privacidade na Atualidade
  • Segurança e invação de privacidade
  • segurança para redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!