segurança trabalho

Páginas: 2 (302 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
ALEXANDRE DE VASCONCELLOS
ATIVIDADE 1

Analise a NR 15 (anexos 11 ao 13-A), assista ao vídeo (20min) sobre o banimento do amianto no Brasil e finalmente se pronuncie em resenhade 35 a 40 linhas:
1.   Qual o limite de tolerância do amianto no Brasil?
2.   Qual a técnica/metodologia de medição dessa substancia no meio ambiente do trabalho?
3.   Você écontra ou favor do banimento ( critica às minhas posições nesse vídeo). 

Respostas:

O Anexo 12 da NR 15, em seu item 12, determina que o limite de tolerância de fibras respiráveisde asbesto crisotila é de 2,0 f/cm³. Entende-se por fibras respiráveis de asbesto aquelas com diâmetro inferior a 3 micrômetros, comprimento maior que 5 micrômetros e relação entrecomprimento e diâmetro superior a 3:1.
A avaliação ambiental será realizada pelo método do filtro de membrana, utilizando-se de aumentos de 400 a 500x, com iluminação de constrastrede fase. Serão contadas as fibras respiráveis independentemente de estarem ou não ligadas ou agregadas a outras partículas.
O uso do amianto foi proibido em 52 países. Embora váriospaíses em desenvolvimento ainda permitam o uso e adotem limites de tolerância para o amianto, o Critério de Saúde Ambiental 203 do Programa de Segurança Química da OrganizaçãoMundial da Saúde de 1998 concluiu que “nenhum limite de tolerância foi identificado para os agentes carcinogênicos"; "que onde materiais substitutos para crisotila estiverem disponíveis,eles devem ser considerados para uso" e "que a exposição ao amianto crisotila aumenta os riscos de asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma em função da dose”.
Portanto, com base emtantos indícios da nocividade do amianto acredito que esse material deverá ter um cronograma de banimento implantado de forma a evitar maiores perdas humanas e materiais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!