Segurança publica

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Introdução ao Estudo da Segurança Pública
Curso: Tec Ges Segurança Pública
Professor: Márcia Cristiane Nunes Scardueli
Nome do aluno:
Data: 10/08/2011

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiverdúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real polícia Metropolitana de Londres, a “ScotlandYard”, cuja atuação era baseada em nove princípios. Leia sobre isso no artigo intitulado: “Magno o nosso Peel”, de Júlio César Costa, disponível em: http://www2.forumseguranca.org.br/node/22232. Depois da leitura organize um texto argumentativo, sobre a aplicação, na atividade policial brasileira da atualidade, de, pelo menos, quatro dos princípios instituídos por Robert Peel.
Atenção: Seu textodeve ter em torno de 20 linhas. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 4,0, sendo um ponto para cada princípio argumentado.

Resposta:
Nas atuais propostas de Policia Comunitárias, ou nas Policias Interativas em vários estados brasileiros se verifica sim a utilização dos famosos princípios de Sir Robert Peelque apesar de antigos tem uma visão moderna, globalizada e atual.
Um dos principais princípios para fomentar a policia comunitária brasileira são a proximidade e interação com a comunidade, na observância da lei para realizar os trabalhos policiais com confiança e respeito público e mútuo. A preservação da rotina ordeira e os baixos índices de criminalidade são os demonstrativosda eficiência da policia, não os programas televisivos de teor apelativo com material de violência e exploração das mazelas das populações carentes.
A verbalização dos policiais com os supostos infratores na figura dos ‘Negociadores’ também atende a doutrina da policia comunitária levando assim a colaboração do individuo para a diminuição proporcional do uso da força.Também é um principio da policia comunitária brasileira e as demais o destina mento a preservação da ordem pública em beneficio do bem comum demonstrando imparcialidade no cumprimento da lei.

2. Quando o assunto é Segurança Pública, dois termos muito comuns são: “repressão” e “prevenção”. O material didático desta disciplina orienta que “reprimir” é “reagir contra uma conduta que tenhaocasionado a quebra da ordem pública, com o objetivo de restaurar o estado de normalidade, buscando uma sanção a quem já tenha causado algum tipo de dano a uma vítima”. Quanto a “prevenir”, nosso material se refere a “manter o estado de normalidade da vida em sociedade”. A partir da leitura do texto: “As favelas, as UPPs e a crise de novembro/dezembro: qual crítica?”, de Luiz Antonio Machado daSilva, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/favelalivre/posts/2010/12/21/as-favelas-as-upps-a-crise-de-novembro-dezembro-qual-critica-351159.asp , acessado em 27 de jul.2011, argumente acerca dos aspectos de “prevenção” e de “repressão” gerados na favela do Alemão, com a ocupação policial.
Atenção: Organize um texto contendo aproximadamente 10 linhas abordando a repressão e a prevençãopolicial à violência. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 2,0, sendo um ponto para cada aspecto sugerido.

Resposta:
Na verdade a ordem das coisas deveria ser Prevenir para não criar o ambiente para o crime através de apoio estrutural governamental e educação e posteriormente se ainda assim ocorrer o crime Reprimir para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • segurança pública
  • Segurança Pública
  • Segurança Publica
  • Segurança Pública
  • segurança publica
  • segurança publica
  • Segurança pública
  • Segurança pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!