Segurança pública

Páginas: 20 (4974 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Educação Sócio-comunitária: delimitações e perspectivas Prof. Dr. Paulo de Tarso Gomes1 paulo.gomes@am.unisal.br Resumo
O objetivo deste artigo é situar a Educação Sócio-comunitária entre os campos de pesquisa da Ciência da Educação, com suas aproximações e limites em relação a outros campos, notadamente os mais próximos da Educação Social e da Educação Não-Formal. Inicialmente discutimos adificuldade em se fundamentar e justificar as divisões nos campos das ciências, principalmente no que se refere às distinções de caráter epistemológico, retórico e político dessa prática científica. Em seguida, discutimos possíveis critérios para se estabelecer divisões no campo da Educação para, finalmente, indagar a respeito do sentido da proposta da Educação Sócio-comunitária como campo deinvestigação científica. Propomos que a Educação Sócio-comunitária investiga articulações comunitárias, de caráter emancipatório ou instrumentalizado, que se expressam por meio de intervenções educativas para a consecução de transformações sociais. Feita a proposta, fazemos a consideração sobre a necessidade de crítica dos termos comunidade e intervenção educativa e indicamos as afinidades e divergênciasem relação aos campos possíveis da Educação Social e Educação Não-Formal. Palavras-chave: Educação Sócio-Comunitária; Comunidade; Sociedade; Intervenção educativa.

Abstract
The relationship between Education and Society provides a large range of fields of research, like Social Education, Non-Formal Education and Sociocommunitarian Education. In this article, the aim is to establish limits andapproaches of Sociocommutiarian Education with other Education fields. First, we argue the epistemological, rhetorical and political difficulties of creating divisions of fields in research. Second, we discuss the possible criteria of divisions in Science of Education, and, finally, we argue the meaning of Sociocommunitarian issues in Education as a research field. We propose thatSociocommunitarian Education researches the communitarian articulations – emancipative or not – expressed by educational processes that aim social transformations. In consequence with this proposal, we need to criticize the concepts of community and educational intervention and we have to discuss the affinities and divergences against the fields of Social and Non-Formal Education. Keywords; SociocommunitarianEducation; Social Education; Non-Formal Education; Educational intervention.

1. Introdução Nosso objetivo é buscar as aproximações e delimitações entre várias denominações possíveis de campos de pesquisa e ação em educação que abrangem a educação social, a educação não-formal e, certamente, a Educação Sócio-comunitária. De minha parte, como também sou professor de Lógica, preciso resistir aocaminho de simplesmente olhar essas denominações como divisões e, em seguida, dar-lhes as respectivas divisões. É um caminho errôneo, porque o sentido lógico da divisão é conduzir à compreensão de um objeto e, não, necessariamente, descrever seu estado de realidade, como se isso fosse possível de maneira unívoca. A compreensão de um objeto nos conduz a um discurso, porém sabemos que a educação é umdiscurso dotado de finalidade prática e, embora possamos disputar se essa prática é uma arte, se é
1 Docente do Mestrado em Educação, com área de concentração em Educação Sócio-comunitária, do Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, com sede em Americana-SP.

uma ciência, se é uma práxis ou se é todas essas formas de agir e mais algo que nos escapa, o fato é que, reduçõeslógico-didáticas não podem preceder, nesse caso, à prática, mas sim, serem construídas a partir dela. Outro equívoco, que ultrapassa o campo da lógica da investigação e perpassa o da história da investigação, um tanto mais grave, ocorre quando as divisões se apresentam com a finalidade exclusiva de identificar as comunidades científicas que estudam o objeto e, não, propriamente, a construção do objeto, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • segurança pública
  • Segurança Pública
  • Segurança Publica
  • Segurança Pública
  • segurança publica
  • segurança publica
  • Segurança pública
  • Segurança pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!