Segurança Pública

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
Segurança Pública


A segurança pública envolve vários aspectos que não só a garantia de liberdade, mas inúmeras abordagens e pontos de vista que procuram preservar, além da garantia de liberdade, a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, conforme consta do Art. 144. Da Constituição Federal; bem como a garantia dos direitos e deveres individuais e coletivosque constam no Art. 5º da Constituição Federal, como por exemplo – “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”; “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”; “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”; dentreoutros.
“A segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito.” (Wikipédia– A enciclopédia livre).”
Ainda no Art. 144 da Constituição Federal, encontramos os órgãos responsáveis pela segurança pública no Brasil, que são; a polícia federal, a polícia rodoviária federal, a polícia ferroviária federal, as polícias civis, as polícias militares e corpos de bombeiros militares. Porém, na verdade, todos somos responsáveis pela segurança e todos podemos evitar a violência,cada um fazendo a sua parte. Pois as polícias e bombeiros, no Brasil, sofrem com falta de pessoal, treinamento, verbas etc. E as políticas de segurança no Brasil ainda estão muito aquém do que deveriam estar, de acordo com Emerson Clayton Rosa Santos em sua obra O Conceito de Segurança Pública. O autor afirma que:
“Há uma grande deficiência nas chamadas Políticas de Segurança aplicadas em nossosistema e convém neste ponto, realçar que em todo o país a manutenção da segurança interna, deixou de ser uma atividade monopolizada pelo Estado.”
Atualmente as funções de prevenção do crime, policiamento ostensivo e ressocialização dos condenados estão divididas entre o Estado, a sociedade e a iniciativa privada.”
A matéria - Pesquisa revela a realidade da segurança pública no Brasil – retirada`do site do G1, Globo.com, demonstra o despreparo e o medo dos policiais, bem como o aumento da desconfiança da sociedade com relação às abordagens policiais. Nesta reportagem encontramos a seguinte informação:
“Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (5), em São Paulo, revela que a desconfiança na polícia brasileira aumentou. A pesquisa mostra que 70% dosentrevistados desconfiam das abordagens policiais. Os números da pesquisa mostram ainda que, pelo menos, cinco brasileiros morrem por dia assassinados por policias. No Brasil, policiais em folga morrem três vezes mais do que quando estão em serviço.”
No livro de Elza Machado de Melo – Prevenir a Violência, teorias e práticas; a autora explica que violência não é só a violência física, mas também aviolência e coação pela linguagem, diálogo, onde a pessoa ou as pessoas perdem o reconhecimento de sujeitos competentes do diálogo, “seja pelo uso do poder, da força física ou qualquer outro meio de coerção”. Essa violência pode causar perdas sociais, ideológicas, familiares ou individuais, ainda segundo Elza Machado de Melo; provém de comportamentos patológicos, e por conseguinte traz a“...corrosão de valores e normas, vínculos e solidariedades enfim, a fragmentação e dilaceramento do tecido social e das estruturas que produzem e/ou e o resultado de uma situação onde a violência é elevada a condição de norma legítima pela qual os sujeitos são socializados.”
O que nos demonstra uma certa inversão de valores nos dias atuais.
A autora defende a hipótese de que se investirmos nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • segurança pública
  • Segurança Pública
  • Segurança Publica
  • segurança publica
  • segurança publica
  • Segurança pública
  • Segurança pública
  • Segurança publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!