Segurança no trabalho

Páginas: 14 (3401 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Kelly Cristina Delfino da Rocha Lima – R.A.: 1057217
Administração de Empresas








GESTÃO DA SEGURANÇA DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Orientador: MARCOS JOSE GARCIA

Centro Universitário Claretiano







Batatais
2012
Resumo
Gestão da Segurança dos Trabalhadores na Construção Civil
Como garantir a segurança dos trabalhadores na construção civil quando háresistência dos mesmos em usar os Equipamentos de Segurança Individual (EPI), necessários para minimizar os números desse tipo de acidente.
A integração entre os gestores de Recursos Humanos e do Departamento de Segurança é imprescindível para que a vida humana seja preservada e os prejuízos econômicos sejam minimizados.
Discutir essa questão é primordial, pois o país gasta cerca de R$ 70bilhões a cada ano com perdas econômicas relacionadas à Segurança no Trabalho. O número de casos desse tipo de acidente é cerca de 700 mil ao ano (BRASIL, 2010).
Muitos dos acidentes mais comuns poderiam ser evitados com o uso correto e constante dos equipamentos de segurança e com a atualização tecnológica das fábricas.

Palavras-chaves: Acidente de Trabalho – Prevenção – Equipamentos de SegurançaIndividual (EPI)

















Introdução
O conceito de acidente no trabalho considerado para este estudo é:

Aquele que acontece no exercício do trabalho, a serviço da empresa, e que causa lesão corporal ou perturbação funcional. Esta lesão ou perturbação pode causar a morte, perda ou diminuição da capacidade de trabalho. Esta perda ou diminuição pode ser permanente (paratoda vida) ou temporária (por determinado tempo). (Lei nº 8.213, de 24.07.1991, artigo 19)

Os acidentes de trabalho, em sua maioria, podem ser evitados desde que empresa e trabalhadores estejam conscientes de que a prevenção é a melhor opção a ser adotada. As palestras para conscientizar os empregados precisam ser constantes e os empregadores devem estar envolvidos.
O que ocorre é que há umaresistência muito grande por parte dos trabalhadores em usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
A dificuldade da utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI), pelos trabalhadores, no local de trabalho é um problema que acomete todas as empresas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Campanhas de conscientização para o uso dos mesmos, pelos empregadores, devem serelaboradas e projetadas por gestores de Recursos Humanos e dos Departamentos de Seguranças para minimizar os números de acidentes de trabalho nas empresas, para que a vida humana seja preservada e os prejuízos econômicos sejam minimizados.
No caso específico do Brasil, os gastos se aproximam de R$ 70 bilhões a cada ano com perdas econômicas relacionadas à Segurança no Trabalho. O número de casos dessetipo de acidente é cerca de 700 mil ao ano (BRASIL, 2010). Para que as empresas obtenham maior lucro, diminuindo os gastos com a saúde do trabalhador, a prevenção é a garantia que os colaboradores desenvolvam suas atividades com menor exposição aos riscos de acidentes.
Este estudo pretende discutir as questões sobre a utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI), as campanhas deconscientização para os empregados e novos empregados, apoio aos treinamentos em segurança e avaliação de programas de treinamento em segurança.
Analisando a literatura teórica este estudo apresenta dados estatísticos e pesquisas diversas que corroboram com a afirmação de que os investimentos em Equipamentos de Segurança Individual (EPI) pode gerar um custo para as empresas, mas o retorno naprodutividade das empresas será muito maior do que os custos dos equipamentos. A abordagem humanística da empresa poderá inclui-la nos critérios que a definem em um sistema de gestão da qualidade em acordo com a norma ISO 9001[->0] e por essa razão solicitar a certificação e obter “selo de conformidade ISO 9001” (CERTIFICAÇÃO ISO-9001, 2012).
Metodologia
A metodologia utilizada foi a revisão teórica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!