Segurança no trabalho e prevenção de acidentes.

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes.




A prevenção de acidentes requer o estudo de fenômenos que causam danos e perdas às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. O estudo requer uma ciência multidisciplinar, abrangendo a Engenharia de Segurança do Trabalho, a Engenharia de Segurança Ambiental, a Segurança Pública, a Segurança do Lar e do Lazer e a Medicina Ocupacional.Definiríamos como conceitos básicos, como dano, perda, perigo, risco, agente agressivo, energia agressiva, contenção, proteção e emergência. Com isso resolver problemas no campo da prevenção de acidentes e do controle de emergências.
Segurança é um estado de baixa probabilidade de ocorrência de eventos que provocam danos e perdas. Nas pessoas estão incluídos os leitores, seus familiares, amigos,colegas de trabalho e os integrantes da comunidade. No meio ambiente, o ar atmosférico, o solo, mares, fauna, flora. No patrimônio, os bens particulares das pessoas, das organizações e das comunidades.
Neste livro, a segurança é abordada com ênfase na segurança industrial ou ocupacional numa organização de grande porte. Entretanto, tais conceitos e metodologias e técnicas podem ser aplicados àsegurança de qualquer organização e de pessoas no lar e no lazer.
A segurança não depende somente de Técnicos de Seg. do Trabalho e Cipas, e sim dos dirigentes, gerentes, chefes e supervisores, que detêm a maior parte dos meios para empreender as ações necessárias. Para sanar essa deficiência, procuramos integrar a segurança às ações para promover qualidade de produtos, produtividade, preservaçõesambientais e desenvolvimento de pessoas.
Nas empresas, existe um líder responsável pelo processo de melhoria de segurança, na sociedade é mais difícil mas não é impossível, acreditamos que em pouco tempo deva surgir iniciativa por parte do Poder Executivo, motivando o Judiciário, o Legislativo, instituições religiosas e a população em geral.
Existem barreiras, dificuldades até parte dos profissionaisde segurança, pois não há material básico com aplicação prática. Algumas barreiras impedem o resultado do problema com a velocidade que a situação exige.O profissional que busca intervir na Empresa para implantar a gestão de segurança e mudar a cultura, fazendo uma gestão integrada com qualidade, produtividade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas.
O 1 capitulo apresenta holísticada Segurança, tanto modelo oriundo da Idade Média, baseado na fé e no subjetivo, quanto o cartesiano, baseado na ciência e no objetivo, são considerados insatisfatórios em função dos resultados que tem apresentado. Com isso o modelo apresentado como alternativo de maior probabilidade de sucesso.
Já no capítulo 2 trata da Segurança nas Organizações, com isso a Segurança é integrada às demaisfunções vitais da organização: Missão, Produtividade, Preservação Ambiental e Desenvolvimento de Pessoas. Esse campo, composto por sistema de gestão, cultura organizacional e liderança, entre eles a política de valores e crenças.
No capítulo 3 são apresentados os princípios, política, diretrizes, estratégia, estrutura e metodologia de riscos. São apresentados instrumentos de monitoramento:diagnóstico, auditoria e indicadores e planejamento.
E 4 capítulos tratam-se das emergências, com isso apresentam o modelo da (OCE) Organização para Controle de Emergências tendo como instrumento necessário.
O capítulo 5 nos retrata da gestão de riscos nas intervenções em áreas ou sistemas com a finalidade de inspecionar e implantar modificações ou alterar valores de variáveis de processos geram riscoscujo controle requer abordagem especial .A Autorização para Intervenção (AI) é apresentada como instrumento mais amplo que a Permissão para Trabalho (PT), ferramenta utilizada em unidades industriais. O conceito de AI abrange tanto a PT como a autorização verbal e as Licenças de Instalação e de Operação pelos órgãos públicos.
No capítulo 6 o controle de risco é visto como um controle de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança no trabalho : prevençao de acidentes
  • Acidente de trabalho: a importancia da higiene e segurança do trabalho, na prevenção de acidentes.
  • Prevenção de acidentes de trabalho em hospitais
  • Análise e prevenção de acidentes de trabalho
  • Prevenção de acidentes no trabalho
  • Prevenção de acidentes do trabalho
  • A prevenção do acidente de trabalho com os epi's
  • Prevenção de acidentes no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!