Segurança no trabalho na construção civil

Páginas: 9 (2200 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
[pic]





SEGURANÇA NO TRABALHO
NA CONSTRUÇÃO CIVIL












Discentes: Andrea Mendes
Artur Reis
Aman Dias
Giselly Carvalho
Jayana Kelly Reis
Titulo

Segurança no Trabalho na Construção Civil quanto ao uso de EPI.




Na área da construção civil ocorrem vários acidentes quepoderiam ser evitados apenas com informações para empregados e empregador que vão desde uso obrigatório de EPI “equipamentos de proteção individual” até a implementação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública em todo o mundo, porque são potencialmente fatais incapacitantes. Onde saúde e segurança são fatoresimprescindíveis para manter um ambiente de trabalho saudável.
Segundo o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresa – SEBRAE, 96% delas não cumprem as normas relativas a SST. A conseqüência dessa não observância acaba gerando para a nação um grande número de acidentados e doentes, cujos custos com indenizações e aposentadorias são absorvidos pela nação.
Se essas empresas tivessem desenvolvidoe implantado programas de segurança e saúde no trabalho, muitos desses acidentes poderiam ser evitados. Porque estes programas visam à antecipação, avaliação e o controle de acidentes de trabalho e riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.
Na fase de execução da obra pode ser feito o levantamento, reconhecimento e avaliação dos riscos. As medidas deproteção individual e coletiva, após analisadas, poderão ser colocadas em prática, sendo realizado sempre que necessário, através de Levantamentos de Riscos Ambientais e de Acidentes, avaliação qualitativas e quantitativas do ambiente e das condições de trabalho para comprovação do controle da exposição dos riscos identificados na fase de antecipação. Onde estas medidas de controle serão implementadasnas áreas administrativas, médicas e produtivas, englobando o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSONR-07 estabelece o controle de saúde físico e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos adicionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de um exame médico periódico. As empresas (oucondomínios) com até 25 empregados, não estão obrigadas a manter um médico coordenador do PCMSO, estando ainda desobrigadas de elaborar o relatório anual.
Nos dias atuais os números de acidentes na construção civil são altos. A Norma Regulamentadora Número Dezoito (NR18), que trata especificamente da construção civil, prevê obrigações mínimas em termos de Equipamentos de ProteçãoIndividual (EPI) e exige que as empresas que possuir na mesma cidade 1 ou mais canteiros de obra ou frente de trabalho,com menos de 70(setenta) empregados, deve organizar CIPA.Onde caso isso não ocorra a empresa estará passivo de multa de (R$3.717.12 a 4.224) .
A justificativa deste estudo é verificar se nas construções civil estar sendo distribuindo os equipamentos de proteção individual (EPI),analisar, quanto o uso dos mesmos, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
Deve-se levar em conta, que estes números não refletem o total de acidentes no mundo, pois, os especialistas em segurança no trabalho acreditam que apenas 50% dos acidentes de trabalho são registrados oficialmente. Assim, chegaria à assustadora marca de 850 mil acidentes no trabalhopor ano.
Pela importância do assunto o Ministério do Trabalho está tomando medidas que, de forma lenta e gradativa, vem provocando uma melhoria nas ações preventivas, fundamentais para a diminuição dos acidentes no trabalho, através da realização da Campanha Nacional Contra os Acidentes do Trabalho. Esta campanha, num primeiro momento, tem como principal objetivo fiscalizar as empresas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança do trabalho na construção civil
  • Construção civil e segurança do trabalho
  • Segurança no trabalho construção civil
  • Segurança do trabalho na construçao civil
  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança do trabalho na construção civil:
  • Segurança do trabalho na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!