Segurança no laboratório

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2015
INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

O laboratório é um dos principais locais de trabalho do químico. Existe certo risco associado ao trabalho em laboratórios de química de um modo geral, uma vez que os indivíduos ficam mais frequentemente expostos a situações potencialmente perigosas.
Os principais acidentes em laboratórios de química se devem a ferimentos provocados pela quebra de peças de vidro ou porcontatos com substâncias cáusticas, incêndios com líquidos inflamáveis. É preciso, então, planejar cuidadosamente o trabalho a ser realizado e proceder adequadamente no laboratório a fim de minimizar riscos. Também, deve-se sempre procurar conhecer as propriedades toxicológicas das substâncias com que se trabalha, em termos agudos e crônicos, e, caso as substâncias sejam desconhecidas, deve-setomar os cuidados necessários para evitar eventuais intoxicações. Dentro dos limites do bom senso, ao se trabalhar no laboratório, deve-se considerar toda substância como potencialmente perigosa e evitar contatos diretos, seja por inalação, por ingestão ou por contato com a pele.
Além da redução dos riscos de acidentes e intoxicação, é necessário ainda estar atento à possibilidade de contaminaçõespor substâncias que possam interferir nos resultados. Uma maneira para reduzir essas contaminações é manter vestuário, bancadas e materiais rigorosamente limpos.
Neste contexto, regras elementares de segurança e conduta devem ser observadas no trabalho de laboratório, a fim de reduzir os riscos de acidentes, tais como:
• Cortes por manejo inadequado de vidraria;
• Espalhamento desubstâncias corrosivas ou cáusticas;
• Incêndios;
• Explosões;
• Inalação de gases ou vapores nocivos;
• Contato de produtos químicos com a pele ou mucosa.


Regras Gerais de Segurança e Conduta no Laboratório Químico

1. Verifique o local e o funcionamento dos dispositivos de segurança no laboratório (extintores de incêndios, chuveiros de emergência, saída de emergência, etc.).
2. Trabalhecom atenção, calma e prudência.
3. Realize somente experimentos autorizados pelo professor responsável.
4. Leia com atenção e previamente os roteiros das experiências a serem realizadas.
5. Vista roupa e calçados adequados e use óculos de segurança. Se tiver cabelos compridos, mantenha-os presos atrás da cabeça.
6. Todas as substâncias, de certo modo, podem ser nocivas ou perigosas e,portanto, devem ser tratadas com cautela e respeito. Evite o contato direto com as substâncias do laboratório.
7. Lave as mãos após o eventual contato com as substâncias e ao sair do laboratório.
8. Não coma, não beba e não fume dentro do laboratório (não fume em lugar nenhum).
9. Utilize somente reagentes disponíveis na sua bancada de trabalho ou aqueles eventualmente fornecidos pelo instrutor.Não utilize reagentes de identidade desconhecida ou duvidosa.
10. Mantenha sua bancada de trabalho organizada e limpa.
11. Não despeje as substâncias indiscriminadamente na pia. Informe-se sobre como proceder a remoção ou o descarte adequado.
12. Não jogue na pia papéis, palitos de fósforo ou outros materiais que possam provocar entupimento.
13. Trabalhos que envolvem a utilização ou formaçãode gases, vapores ou poeiras nocivas devem ser realizados dentro de uma capela de exaustão.
14. Trabalhos que envolvem substâncias inflamáveis (geralmente solventes diversos) exigem cuidados específicos.
15. Tenha cuidado com o manuseio de vidraria. O vidro é frágil e fragmentos de peças quebradas podem causar ferimentos sérios. Tome cuidado ao aquecer material de vidro, pois a aparência desteé a mesma, quente ou frio.
16. Nunca realize reações químicas nem aqueça substâncias em recipientes fechados.
17. Tenha cuidado com a utilização de bicos de gás. Não os deixe acesos desnecessariamente. Perigo de incêndio! Evite o vazamento de gás, fechando a torneira e o registro geral ao final do trabalho.
18. Tenha cuidado com o uso de equipamentos elétricos. Verifique a voltagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança em Laboratório
  • segurança em laboratório
  • Segurança em laboratorio
  • Segurança em laboratorio
  • Segurança no laboratorio
  • Segurança em Laboratórios
  • Segurança em laboratórios
  • Seguranca No Laboratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!