Segurança jurídica

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Segurança Jurídica

A segurança jurídica existe para que a justiça, finalidade maior do direito, se concretiza. Vale dizer que a segurança jurídica concede aos indivíduos a garantia necessária parao desenvolvimento de suas relações sociais, tendo, no Direito, a certeza das consequências dos atos praticados.
Segundo Heinrich Henkel, os princípios gerais de segurança dividem-se em 3 grupos:a) Princípios relativos a organização do estado;
b) Princípios do Direito estabelecido;
c) Princípios do Direito aplicado.

A segurança jurídica está prevista na CF em seu Art. 5º, Inc.XXXVI, ( A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada), desse modo conferindo estabilidade as relações jurídicas.
O artigo 6º da LICC assim define osinstitutos:

1. Direito adquirido: Direito que seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aquele cujo começo do exercício tenha prefixo, ou condição préestabelecida inalterável, a arbítrio deoutrem;
2. Ato jurídico Perfeito: Já consumado segunado a leivigente ao tempo em que se efetuou;
3. Coisa Julgada: Decisão judicial que não caiba mais recurso

Outro princípio muito importanteque está inserido dentro do princípio do Direito estabelecido é o da irretroatividade da lei, previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 em seu artigo 5º.XL. Esse é oprincípio mais importante da segurança jurídica. Pode ser explicado pelo fato de leis futuras não atingirem os fatos presentes e passados. Em outras palavras: uma lei atual ou futura não poderá interferir ematos e fatos que já tenham ocorrido, e que observaram, na época, a lei anterior. Se a retroatividade fosse admitida, seria criado um clima de profunda instabilidade, pois os indivíduos não teriam comoprever as leis futuras, e assim ficariam inseguros diante de qualquer relação jurídica.
A segurança jurídica deve sempre nortear o nosso ordenamento jurídico de forma a levar aos indivíduos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança jurídica
  • Segurança jurídica
  • segurança juridica
  • Segurança jurídica
  • SEGURANÇA JURIDICA
  • Segurança Jurídica
  • Seguranca juridica
  • Segurança jurídica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!