Segurança industrial

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
2

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho

1

Introdução
A partir de agora, você faz parte da família TOLEDO, o que é muito importante para todos nós. Sua integração será feita por meio de 4 manuais: este, o de Integração, o do Plano de Sugestões e pelo de Qualidade Total Toledo, que contém a nossa cultura do comprometimento, além de palestras ministradas pelo nosso Departamento deRecursos Humanos - DRH e orientações de seu superior imediato e de colegas de trabalho. A política de recursos humanos da Toledo do Brasil abrange as áreas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal; administração de salários; administração de benefícios; administração de pessoal; relações trabalhistas e segurança e saúde do trabalho. Como parte da implementação de nossaPolítica de Segurança e Saúde do Trabalho, constante da norma administrativa número 2121 de 01/03/2004, a equipe responsável pela segurança e medicina do trabalho de nossa empresa elaborou um conjunto de princípios, regras e procedimentos relacionados a segurança e saúde do trabalho, que está contido neste manual. Este manual tem o objetivo de servir de apoio aos funcionáriosnos treinamentos internos, oqual deve ser estudado, consultado e ter seu conteúdo aplicado em nossas atividades diárias, tanto em nossa empresa como também em nossas casas e nas interações com a sociedade. Desejamos uma vida segura e saudável a todos os leitores deste manual.

São Bernardo do Campo, junho de 2008

Diomar Jesus de Souza Gerente de Recursos Humanos

Dimas de Assis Gerente Geral

2

Objetivo
Informaros princípios básicos que compõem a Política de Segurança e Saúde do Trabalho da Toledo do Brasil e as regras e procedimentos que, quando aplicados, preservam a integridade física de cada colaborador, por meio da identificação e eliminação dos riscos inerentes aos processos de trabalho de nossa empresa.

3

Princípios básicos
A Política de Segurança e Saúde do Trabalho da Toledo é compostade sete princípios:

1- Prevenção e Controle de Risco; 2- Capacitação e Treinamento; 3- Comprometimento; 4- Responsabilidade;

5- Controle de Emergências; 6- Registro e Análise de Acidentes 7- Promoção e Divulgação.

1. Prevenção e controle de risco
Ter um conjunto de ações preventivas que minimizem as causas dos acidentes pessoais e materiais. Eliminar os riscos de acidentes a partir damelhoria contínua das instalações, modificações de layout, novos equipamentos, processos, avisos, etc.

4

2. Capacitação e treinamento
Possuir pessoas bem preparadas e um ambiente seguro para alcançar um bom nível de qualidade em Segurança e Saúde do Trabalho.

3. Comprometimento
Ter o comprometimento de todos com a política de segurança e saúde do trabalho para garantir sua eficácia.

5 4. Responsabilidade
Conseguir que cada colaborador, no seu âmbito de atuação, seja responsável pelos princípios de Segurança e Saúde do Trabalho e conseqüentemente, pelos resultados, que beneficiarão a todos.

5. Controle de emergências
Ter condições, a todo momento, de controlar as conseqüências de uma eventual emergência que, apesar de todos os esforços desenvolvidos para evitá-la,venha a ocorrer.

6

6. Registro e análise de acidentes
Ser obrigatória a investigação e análise de todos os acidentes para apurar suas causas, com o objetivo de estudar e aplicar medidas corretivas para evitar outras ocorrências.

7. Promoção e divulgação
Utilizar os diversos meios de comunicação para conscientizar os colaboradores da importância da segurança e saúde do trabalho.

7 Regras básicas de Segurança e Saúde do Trabalho Fumo
É proibido fumar em locais fechados, tais como: escritórios, galpão da fábrica, toaletes, almoxarifado, vestiários, etc.

Existem locais apropriados ao ar livre (fumódromo) para os fumantes.

Pedestres
• Fique atento ao trânsito interno de carrinhos hidráulicos e empilhadeiras. • Não corra sob nenhum pretexto ou circunstância. • Não passe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança Industrial
  • Segurança industrial
  • Segurança Industrial
  • Segurança industrial
  • SEGURANÇA DO TRABALHO NA ATIVIDADE INDUSTRIAL
  • Revolução industrial segurança do trabalho
  • Inspeção de Segurança e Mapeamento Industrial
  • Segurança industrial e rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!