Segurança em oxi-acetileno

Páginas: 22 (5343 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Segurança em sistema oxi-acetilênico

Heintz A Amazonas




O propósito do presente trabalho é padronizar procedimentos no que se refere ao uso dos dispositivos de segurança do sistema oxi-acetilênico, tendo em vista que a legislação brasileira, existente na época da divulgação deste trabalho, não previa a obrigatoriedade do uso de tais dispositivos, ficando a critério dosprofissionais de segurança, o seu uso ou não.


Quanto aos cilindros adota-se no Brasil procedimentos diversos e a respeito da aplicação de plug's fusíveis ( NBR 11.749 ), normalmente fica dependendo das normas vigentes nos países fabricantes (carta AGA S/A anexa), e que aqui os produzem através de suas filiais. Mas merece uma certa atenção nossa de profissional offshore a resolução da ABNTdeterminada na NBR 12.274 Anexo A Tabela 1 observação B, em que determina que: No caso de cilindros usados em plataformas marítimas, a inspeção periódica deve ser feita a cada ano e o "ensaio hidrostático" no período do anexo A.


Acreditamos que a veiculação deste trabalho, nas áreas em que são executados os serviços com o uso do sistema oxi-acetilênico vá concorrer para sua maiorsegurança.


Este trabalho tem ainda o intuito de levantar discussão entre os profissionais, tornando-os multiplicadores dos temas abordados.


Quando o presente trabalho, foi publicado e apresentado no I Encontro de Manutenção do E&P / Aracaju, não havia a obrigatoriedade amparada por lei, para os procedimentos de segurança nele descritos e recomendados. Esta situação temos a gratasatisfação de poder informar "que mudou", com a portaria do Ministério do Trabalho n.º 04 de Julho de 1995, editada no Diário Oficial de 07 de Julho de 1995, página 10.066 Seção I, em que aprova o novo texto e título da Norma Regulamentadora n.º 18.














































ÍNDICE

1 - Introdução.
2 - Processo de obtenção doAcetileno.
3 - Características e propriedades físicas e químicas.
4 - Toxicidade.
5 - Cilindros.
5.1 - Características externas
6 - Armazenamento.
7 - Cuidados diversos.
8 - Soldagem e Oxi - Corte .
9 - Retrocesso de chama.
10 - Dispositivos contra refluxo de gás e retrocesso de chamas.
10.1 - Válvulas uni-direcionais.
10.2 - Dispositivos contra retrocesso de chama.
11 - Tipos de maçarico.12 - Recomendações no uso.
12.1 - Importância da boa manutenção.
12.2 - Apagar o maçarico.
12.3 - Desativar o suprimento de gás.
12.4 - Acender o maçarico.
12.5 - Procedimentos incorretos.
12.6 - Chama oxidante.
12.7 - Chama dividida.
12.8 - Trabalho em ambientes confinados.
13 - Regulamentos / Legislação de Segurança.
14 - Anexos.
14.1 - Carta da AGA de 05/05/95. Ref. Dispositivos dealívio de pressão em cilindros de gases.
14.2 - NBR 12.274
14.3 - Xerox de Reportagens











1 - INTRODUÇÃO:


O acetileno C 2 H 2 é um gás puro que necessita ser dissolvido quando sob pressão e que tem origem no carbureto de cálcio CaC2 , que por sua vez é produzido pela fusão do cal e do carbono sob a influência das elevadas temperaturas dos fornos elétricos ocal e o carbono se combinam resultando o carbureto de cálcio líquido que fluí do forno caindo em formas onde se esfria, formando grandes blocos, que a seguir são triturados e classificados em várias granulometrias.




2 - PROCESSO DE OBTENÇÃO DO ACETILENO:


É produzido, reagindo-se o carbureto de cálcio com água em geradores próprios para esta finalidade. A reação química é dotipo exotérmica (libera calor). O acetileno assim gerado, é posteriormente resfriado, purificado ,lavado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados, que iremos falar mais adiante. Sua composição química C 2 H 2 é das mais simples dos compostos orgânicos não saturados e compõe-se de 7,47% de hidrogênio e 92,24% de carbono.


3-CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES FÍSICAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • : SOLDAGEM PELO PROCESSO OXI-ACETILENO
  • Solda oxi-acetileno
  • Segurança com acetileno
  • Inspeção Pré-Uso
  • Acetileno
  • acetileno
  • acetileno
  • Acetileno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!