Segurança em Internet Banking

Páginas: 7 (1636 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SEGURANÇA EM SITES BANCÁRIOS
(INTERNET BANKING)

Diego Henrique do Nascimento Pires
Alek Piccinin Bresciani

1. RESUMO
Esse artigo mostra de forma clara e objetiva as questões voltadas à segurança nos canais de atendimento bancário, a Internet Banking. Descreve as principais técnicas e mecanismos adotados pelas instituições bancárias.
PALAVRAS-CHAVE: Segurança, Internet Banking.

2.INTRODUÇÃO
O processo de globalização diminuiu as distâncias mundiais proporcionando uma evolução na internet nas últimas décadas. Com isso as instituições bancárias, com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, alcançaram um novo mercado criando acessos virtuais para facilitar e agilizar o dia a dia de seus clientes com as transações online.
O setor bancário é uma das instituiçõesque mais investem em tecnologia para aperfeiçoar e aprimorar os processos, integrando seus clientes com a implementação de novos sistemas. Essas instituições se preocupam em asseguram a confiabilidade e privacidade das informações de seus clientes, fazendo constantes atualizações e correções nesses canais de comunicações, evitando novos ataques de hackers e softwares maliciosos.
Esse artigo tempor base mostrar como as instituições bancárias estão trabalhando para garantir, cada vez mais, a confiabilidade e privacidade da informação, bem como instruir seus clientes a adotar uma series de providencias e cuidados para que seus dados não sejam violados, durantes as transações.

3. CONCEITOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Segundo Sêmola (2003), a segurança da informação consiste em trêsprincípios básicos:
Confidencialidade: Toda informação deve ser protegida de acordo com grau de sigilo de seu conteúdo, visando a limitação de seu acesso e uso de apenas às pessoas para quem elas são destinadas.
Integridade: Toda informação deve ser mantida na mesma condição em que foi disponibilizada pelo seu proprietário, visando protege-las contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais.Disponibilidade: Toda informação gerada ou adquirida por um indivíduo ou instituição deve estar disponível aos seus usuários no momento em que os mesmos delas necessitem para qualquer finalidade.

Baseado na visão de Oliveira (2001) todo e qualquer sistema que seja seguro na sua totalidade, não possui nenhum tipo de acesso externo, ficando lacrado em uma sala. A partir do momento que um sistemadepende de acessos externos, ele não poderá ser considerado seguro em sua totalidade, pois sempre estará passível de algum tipo de ameaça a sua segurança.
Uma ameaça é considerada como todo e qualquer agente ou condição que gera um incidente, que possa comprometer as informações através da exploração da vulnerabilidade do sistema. Essa ação pode causar perda de confidencialidade, integridade edisponibilidade impactando diretamente o negócio de uma organização.

4. SEGURANÇA NO INTERNET BANKING
4.1 MECANISMOS DE SEGURANÇA
Abaixo iremos descrever alguns dos mecanismos de segurança utilizados pelo Internet Banking:

4.2 PROTOCOLO HTTPS
É uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada permite transmitir os dadosde forma segura através de certificados digitais, assegurando a integridade, autenticidade e privacidade dos dados transmitidos. Esse protocolo ajuda prevenir que a informação transmitida entre usuário e servidor, tenha acesso indevido ou que sejam visualizados por terceiros que tenham a intenção de falsificar esses dados.

4.3 ENCERRAMENTO DA SESSÃO
Sessão é processo de armazenamento dasinformações do usuário por meio de autenticação, no servidor, que permite que ele seja identificado como um usuário autenticado no sistema.
Encerramento da sessão é o procedimento que visa finalizar o acesso ao Internet Banking caso haja inatividade por um tempo indeterminado. Isso impede que outras pessoas realizem operações indevidas na ausência do usuário sem que o mesmo force o encerramento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança da Informação em Internet Banking no Brasil
  • A Importância dos Protocolos de Segurança nos Serviços de E-Commerce e Internet Banking
  • Internet banking
  • internet banking
  • Internet Banking
  • Usabilidade em sites de internet banking
  • Segurança da internet
  • Segurança na internet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!