segurança do trabalho

Páginas: 21 (5155 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Gestão do conhecimento em indústria de alta tecnologia
Isabel Cristina dos SantosI; João Amato NetoII
RESUMO
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de Gestão do Conhecimento na indústria aeronáutica nacional. O problema central investigado refere-se a como uma indústria de alta tecnologia, que produz sob encomenda, com um longo leadtime, gera conhecimento, dado o rápido deslocamentodas fronteiras tecnológicas. A metodologia foi pautada em pesquisa documental, na aplicação de questionários, para um grupo, e entrevistas não-estruturadas, para outro grupo, escolhidos por amostra não–probabilística. Para a análise, utilizou-se um estudo de caso. Observou-se que as inovações estão limitadas aos conteúdos conhecidos das ciências e suas aplicações, e são fortemente orientadas àmelhoria contínua. A indústria é o principal agente das mudanças do setor, apoiada pelo comprometimento da organização humana que promove a adaptação da empresa aos novos requisitos e tendências do ambiente tecnológico e competitivo. Para tanto, a indústria prioriza o desenvolvimento das competências técnicas, mercadológicas e empresariais, por meio da capacitação contínua.
Palavras-chave: Gestãodo conhecimento, ambiente tecnológico, ambiente de negócios, organização humana.
1. INTRODUÇÃO
A literatura tem destacado como um dos maiores desafios organizacionais das próximas décadas a capacidade das organizações em gerarem vantagens competitivas duradouras. O desafio é particularmente mais intenso para as indústrias que dependam de alta tecnologia, de longo ciclo de maturação e de altacomplexidade, dada a gama de componentes e aplicações possíveis resultantes da tecnologia desenvolvida. Neste sentido, o conhecimento e a capacidade de inovação são fatores-chave de sucesso e habilitadores para a melhor compreensão e atendimento de necessidades dos clientes por produtos e serviços, diferenciação de produtos e processos entre as empresas do mesmo setor.
Prahalad (1998) haviaidentificado oito tendências no cenário competitivo mundial, as quais afetariam o acervo de competências e conhecimentos das empresas de alta competição. São elas: a) o efeito globalização, que provocaria o abandono da economia planejada para a economia de mercado; b) desregulamentação e privatizações como uma tendência mundial em setores de alta demanda, resultando em aumento das fusões e aquisições; c)volatilidade do processo produtivo associado à imprevisibilidade da demanda, gerando uma necessidade imperiosa de criar fábricas flexíveis, capazes de atender várias unidades de negócio; d) convergência, responsável pela integração de várias funções, antes independentes, em um mesmo produto; e) fronteiras tênues entre os setores em razão da convergência, acarretando que as empresas produtivasvenham a ser as novas concorrentes do setor de serviços financeiros, por exemplo; f) aumento da colaboração entre concorrentes para definição de padrões para lançamento de produtos tecnológicos com os quais concorrerão entre si; g) fim da intermediação, ou seja, a distância entre produtor e o usuário final está diminuindo; e h) consciência ecológica, o que forçará a adoção de um modelo baseado emobrigações sociais em relação ao ambiente e qualidade de vida. Tais tendências, algumas das quais amplamente reconhecidas como prioritárias, como a questão da preservação do ambiente e qualidade de vida, encaminharão as organizações a um elevado nível de diversidade no processo decisório, o que as obrigará à criação de debates especializados para a solução de problemas.
A mudança no ambientecompetitivo foi avaliada por Hitt, Ireland e Hoskisson (2002), que identificaram as seguintes categorias de tendência:
Crescente taxa de mudança e de disseminação tecnológica: o termo inovação tem sido utilizado para descrever a velocidade com a qual as novas tecnologias baseadas em uma grande quantidade de informações e conhecimento substituem as tecnologias em uso.
Caracterização do momento atual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!