segurança do trabalho

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Introdução.
    A saúde do trabalhador é um campo específico da área de saúde pública, que procura atuar através de procedimentos próprios, com finalidade de promover e proteger a saúde das pessoas envolvidas com o trabalho, (HAAG E LOPES 2001).    Estudos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador vêm sendo desenvolvidos há muitos anos com o objetivo de proporcionar Qualidade de Vidapara estes trabalhadores. Inúmeros benefícios que melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores estão e estarão sempre sendo descobertos. Porém, são necessários investimentos financeiros, o que torna esta prática pouco utilizada.    Trabalhadores vêem desenvolvendo atividades insalubres pondo em risco sua saúde e às vezes de terceiros, com o propósito de “melhorar” a renda familiar econseqüentemente ter mais qualidade de vida. Neste seguimento, identificamos o trabalhador frentista como o profissional que está constantemente exposto a agentes de risco ocupacional, como ruído, calor, produtos químicos, combustíveis, postura inadequada, repetitividade de movimentos e manuseios de equipamentos. Merecendo assim, atenção especial quanto a sua condição geral de vida.
DEFINIÇÃO DE PPRA.

PPRA éa sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Este programa é regulamentado pela Norma Regulamentadora 9 (NR- 9) da Portaria 3.214/78. Seu objetivo é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho. Dentre os riscos ambientais citamos os agentes físicos, químicos e biológicos, variáveisquanto a natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.

CONSIDERAÇÕES GERAIS (OBJETIVO).

O PPRA é obrigatório em todas as empresas, inclusive instituições de ensino, independente do número de empregados ou do grau de risco de suas atividades e deve estar articulado com o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, pois a partir daí pode-se relacionar a doença às condições detrabalho. O PPRA objetiva preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais no ambiente de trabalho, como forma de proteção do meio ambiente, dos recursos naturais.
Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele serelacione.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA.
CUIDADOS COM A CONVERSÃO:
- Só converta seu carro em oficina homologada pelo Inmetro.
- Exija da convertedora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do Inmetro, para fazer o registro de conversão do Detran.
- Faça as revisões periódicas do kit e cilindro só em convertedoras homologadas pelo Inmetro.
- Não aceite peças usadas, cilindrorecondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, exija tubos de aço.

CUIDADOS COM O CILINDRO:
- Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR-12790 ou ISSO 4705) e devem ser fixados com suportes adequados.
- Não permita, jamais, soldas nos cilindros, pois este ser• um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura evazamento do combustível.

CUIDADOS NO ABASTECIMENTO:
- Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o telefone celular.
- Apague os faróis.
- Freie o seu veículo.
- Não fume.
- O motorista e os passageiros devem sair do carro.
- Exija que o veículo seja sempre aterrado.
- Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.

PRESSÃO DE ABASTECIMENTO:- Não deve, nunca, ultrapassar 220 kgf/cm2
- O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm2 de pressão máxima. Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do seu equipamento e correndo o risco de provocar acidentes.

CUIDADOS GERAIS:
- Todos os serviços a serem feitos no kit e cilindros de gás natural deverão ser sempre feitos em oficinas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!