Segurança do trabalho

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 17 de março de 2011
[pic]

“O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros”

Esta máxima, sempre verdadeira, ilustra bem o conceito do motorista defensivo.
Dirigir defensivamente é exatamente isso: planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condições adversas. Isso se alinha com a definição do ConselhoInteramericano de Segurança

Para estar salvo da imprudência de outros condutores e das condições adversas, o bom motorista precisa desenvolver sua habilidade e aptidão.

1. Condições Adversas

As condições adversas que podem causar acidentes de trânsito são:
luz, tempo, via, trânsito, veículo e motorista.

1.1 Condições Adversas de Luz

As condições de iluminação são muito importantes na direçãodefensiva. A intensidade da luz natural ou artificial, em dado momento, pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto. Pode haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra.

Ao perceber farol alto em sentido contrário, pisque rapidamente os faróis para advertir o condutor que vem em sua direção de sua luz alta. Caso a situação persiste, volte a visão parao acostamento do lado direito ao cruzar-se com ele.

Não revide a luz alta.

Proteja sues olhos da incidência direta da luz solar. Para isso você poderá usar óculos escuros, ou baixar o pára-sol a fim de evitar o ofuscamento.
Esse tipo de situação geralmente se dá nas primeiras horas da manhã ou à tardinha. Se possível, evite trafegar nesses horários. E se tiver mesmo que dirigir, redobre aatenção.

Mantenha as lanternas acesas, para melhorar a visibilidade de seu próprio veículo.

1.2 Condição Adversa de Tempo

Frio, calor, chuva e neblina. Todos esses fenômenos reduzem muito a capacidade visual do motorista, tornando difícil a visibilidade de outros veículos. Na verdade, em condições extremas, torna-se muito difícil, quando não impossível, divisar até mesmo os contornos davia, a margem das pistas, as faixas divisórias e a sinalização. Além de dificultarem a capacidade de ver e de ser visto, as más condições de tempo tornam estradas escorregadias e podem causar derrapagens.

Em situação de mau tempo, é preciso se adaptar à nova realidade, tomando cuidados básicos: reduza a velocidade, acenda as luzes. Se o tempo estiver ruim, deixe a estrada e espere as condiçõesmelhorarem.

1.3 Condição Adversa da Via

Procure adaptar-se também às condições da via. Procure identificar bem o traçado das curvas, das elevações, a largura das pistas e o número delas, o estado do acostamento, a existência de árvores à margem da via, a presença de barro ou lama, buracos e obstáculos na pista, como quebra-molas, sonorizadores, etc.

Previna-se e evite surpresas. Mais umavez a velocidade é chave. Se sentir que a estrada não está em condições ideais, reduza a marcha. Lembre-se de que as placas de sinalização apresentam os limites máximos de velocidade, o que não significa que você não possa andar em velocidade inferior.

1.4 Condição Adversa de Trânsito
Aqui as variáveis são outras. Estamos falando das condições específicas do trânsito em um determinado local, numdeterminado horário. O motorista precisa estar avaliando constantemente a presença de outros usuários da via e a interação entre eles, adequando seu próprio comportamento para evitar conflitos.

Os períodos de pico geralmente oferecem os maiores problemas para os motoristas. No início da manhã e no fim da tarde e durante os intervalos tradicionais para almoço o trânsito tende a ficar maiscongestionado. Todo mundo está se deslocando para ir ao trabalho ou voltar para casa. Além disso, há determinadas épocas do ano, como Carnaval, Natal, períodos de férias escolares e Feriados, em que a tendência a problemas de congestionamento é compreensivelmente maior.

Em áreas rurais, o perigo é diferente. Atenção com o movimento lento de carroças, animais soltos e pedestres desatentos. Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!