Segurança do trabalho

Páginas: 7 (1743 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Introdução

Viemos através deste projeto mostrar o conceito de Segurança do Trabalho e os benefícios de sua implantação como Sistema de Provisão e desenvolvimento de RH.





SEGURANÇA DO TRABALHO:
CONCEITO:
É um conjunto de medidas e ações aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das empresas, preservando a integridade física do trabalhador e os bens materiais da empresa.E deve ser implantado por profissionais da área como, médico (a) do trabalho, engenheiro (a) do trabalho, enfermeiro (a) do trabalho, técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho.
Com o objetivo de capacitar profissionais de operações para análise do ambiente de trabalho, e identificar os riscos ambientais e ocupacionais e prevenir os acidentes.
CONCEITO LEGAL ACIDENTEDE TRABALHO:
Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos nos inciso VII do artigo 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
* EXERCÍCIO DO TRABALHO A SERVIÇO DA EMPRESA.
Para queuma lesão ou moléstia seja considerada acidente de trabalho é necessário que haja entre o resultado e o trabalho uma ligação, ou seja, que o resultado danoso tenha origem no trabalho desempenhado e em função do serviço.
Assim por exemplo, se um empregado for assistir a um jogo de futebol e cair à arquibancada onde se sentou não se tratará de acidente de trabalho. Todavia, se com ele cai oempregado do clube que estava a efetuar a limpeza da arquibancada, a legislação referida protegerá o funcionário do clube.
* LESÃO CORPORAL.
Por lesão corporal deve ser entendido qualquer dano anatômico, por exemplo: uma fratura, um machucado, a perda de um membro.

MOTIVOS PARA IMPLANTAÇAO DA SEGURANÇA DO TRABALHO.

Por proporcionar melhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente detrabalho, além de aumentar a produtividade e diminuir o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais. Para isto é necessário um planejamento que permita a participação da alta administração e dos empregados na busca de soluções práticas e economicamente viáveis. E além de cumprir a legislação existente, é questão desustentabilidade para a continuidade da operação das empresas, e o fato de proporcionarem um ambiente de trabalho seguro e saudável. Na atualidade, as organizações buscam aperfeiçoar-se através de modelos de gestão, incorporando conceitos das boas práticas de relacionamento com empregados, sociedade, governo, acionistas, fornecedores e concorrentes, e é recentemente visto como “responsabilidadeorganizacional”.
Tal ambiente de pró-atividade no que se refere à prevenção de acidentes e a proteção à saúde do trabalhador, é resultante do compromisso e da colaboração mútua entre os empregadores e trabalhadores.
Ao projetar e construir novos locais de trabalho e sistemas de produção, ou modificar os existentes, deve-se levar em consideração os fatores que podem comprometer o exercício de determinada tarefaem função das limitações pessoais e operacionais existentes.
Cada vez mais, destacam-se as preocupações do governo, empresários e sindicatos em melhorar a segurança, a saúde e as condições do meio ambiente de trabalho. Para isto, é necessário um planejamento que permita a participação da alta administração e dos empregados para encontrar as soluções práticas e economicamente viáveis.
Amelhoria da segurança, da saúde e do meio ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade, diminui o custo do produto final, pois diminui as interrupções no processo, o absenteísmo e os acidentes e/ou doenças ocupacionais.
Os aspectos preventivos envolvidos na segurança do trabalho buscam minimizar os riscos e as condições inadequadas e incorporar a melhoria contínua das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!