Segurança do trabalho

Páginas: 42 (10350 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

Apesar do grande desenvolvimento dos instrumentos de medição e controle automático de caldeiras, o seu operador ainda é o primordial para o bom funcionamento, durabilidade e segurança da mesma. Por isso ficaremos conhecendo um pouco mais sobre tipo de caldeiras, operações corretas, operações de emergências, medidas preventivas contra explosões para o seu melhor funcionamento.1 - CALDEIRAS

1.1 - HISTÓRICO
A crescente necessidade de produção leva o homem ao aprimoramento e à racionalização da transformação dos materiais. O porque fabril hoje, conta, em 95% de suas industrias, com o uso do vapor para esta transformação.
Em 1300 AC, Heron de Alexandria criou a Eolípia, uma forma bem rudimentar de turbina a vapor que iria provocar, séculos mais tarde,uma verdadeira revolução industrial, com a invenção da máquina a vapor.
Utilizada em seus primeiros anos de vida, por Thomas Saveny no trabalho de extração de águas das minas, a nova máquina foi sendo aperfeiçoada passando a funcionar com cilindro e êmbolo a partir de 1705,
Em 1763, James Watt, estudando a nova máquina a vapor, chegou a outras conclusões e terminou por inventar o seutipo que corresponde, aproximadamente, à moderna máquina a vapor.
Em 1782, Watt patenteou um novo modelo, máquina rotativa de ação dupla que permitiu o aproveitamento do vapor para impulsionar toda espécie de mecanismo.
Depois de Watt, em torno de 1800, Richard Tvevithick e Oliver Evans, observando o fenômeno de alta pressão, aperfeiçoaram a engenhosa máquina que logo teve aplicação naslocomotivas e rapidamente na navegação.
Esta última é atribuída ao estadunidense Robert Fulton que depois, de algumas experiências malogradas no rio sena conseguiu cruzar o rio Hundson dando inicio a navegação comercial.

1.2 - DEFINIÇÃO (NR-13)

13.1.1 Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sobre pressão superior à atmosférica, utilizando qualquerfonte de energia, executando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

1.3 - CLASSIFICAÇÃO DE CALDEIRAS
As caldeiras podem ser classificadas de acordo com: classe de pressão, grau de automatização, tipo de energia empregada, tipo de troca térmica. De acordo com as classes de pressão, as caldeiras foram classificadas segundo a NR_13 em:

CATEGORIA A:Caldeira cuja pressão de operação é superior a 1960 Kpa (KGF/ cm)

CATEGORIA B: Caldeiras com pressão de operação igual ou inferior a 588 Kpa (5,99 KGF / cm) e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros.

CATEGORIA C: Caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.

De acordo com o grau de automatização podem se classificar em: manuais, semi-automáticas e automática.De acordo com o tipo de energia empregada, elas podem ser do tipo: combustíveis sólidos, líquidos, gasoso, cadeiras elétricas, sistema de tiragem e tipo de sustentação.
Existem outras maneiras particulares de classificação, a saber: quanto ao tipo de montagem, circulação de água, sistema de tiragem e tipo sustentação.
A classificação de caldeira mais usual refere-se ao tipo de trocatérmica e dividi-se em: flamotubulares, aquotubulares e mistas.

1.4 - TIPOS DE CALDEIRAS

1.4.1 - CALDEIRAS FLAMOTUBOLARES
As caldeiras Flamotubulares ou Fogotubulares são aquelas em que os gases provenientes da combustão (gases quentes) circulam no interior dos tubos, ficando por fora a água.
Este tipo de caldeira é o de construção mais simples e quanto àdistribuição
Dos tubos pode ser verticais ou horizontais.
Nas caldeiras verticais os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos. A fornalha interna fica no corpo cilíndrico logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combustão sobem através dos tubos aquecendo e vaporizando a água que se encontra externamente aos mesmos. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!