Segurança do trabalho

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
Marcenaria e Segurança

A marcenaria, seja exercida profissionalmente ou como hobby e como qualquer outra atividade que envolve a utilização de ferramentas, requer que o usuário siga todas asrecomendações de segurança para prevenir acidentes e evitar danos a saúde.

Riscos
Os riscos provém basicamente de duas fontes: Da utilização das ferramentas e Do contato com o pó da madeira e outrosagentes químicos.

Os riscos da utilização de ferramentas são bastante óbvios - cortes, contusões provocados pelo contado com alguma parte móvel ou por peças ou pedaços jogados no corpo dooperador.

Os riscos decorrentes da inalação do pó da madeira - onde há sabidamente madeiras tóxicas - e/ou de algum agente químico (colas, solventes, tintas, etc) - são menos óbvios, mas não menos danosose podem provocar doenças respiratórias, renais e alergias diversas.

Ainda há a possibilidade do aparecimento de lesões nas articulações e musculatura por erros de postura durante a execução dostrabalhos (Pela altura inadequada da bancada de trabalho, por exemplo).

Danos mais comuns
Pesquisas realizadas com trabalhadores nesse ramo (serrarias, marcenarias, carpintarias, etc) visandodetectar problemas de saúde mais recorrentes, apontaram a alergia (55% dos entrevistados) como o mais comum. Madeiras como ipê-preto e o angelim-amargoso são exemplos de espécimes causadores de irritaçãona pele e nos olhos.

Uma fração dos trabalhadores (10%) reportaram alguma espécie de alergia aos produtos químicos mais usados (cola de contato, solventes, thinner e tintas). 21 % reportaramdificuldades respiratórias e 8% dores na colunas e nas articulações do ombro e braços.

Esses perigos, que se referem tanto ao uso das ferramentas como as intoxicações, podem e devem ser evitadosatravés da observação das regras de segurança - aguarde artigo sobre o assunto - e da utilização adequada dos EPIs (equipamentos de proteção individual).

Segurança Sempre!

Um grande e fraternal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!