Segurança do trabalho

Páginas: 7 (1522 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
REDATOR ON LINE
A notícia na era do blog
Lixo hospitalar pode causar contaminação às pessoas e ao meio ambiente
Publicado em outubro 21, 2008 porcauenunes
1

Bruna Lidiane
Redação 06
Preservação do meio ambiente remete-se sempre a idéia de reciclagem de lixo. Portanto, o que as pessoas esquecem é que muitos resíduos além de prejudicar a natureza, fazem mal diretamente à saúde das pessoas.Um exemplo disto é o lixo hospitalar, que se não for tratado devidamente, pode causar contaminação de doença. Dentre os dejetos gerados pelo sistema de saúde estão bolsa de sangue, seringas, agulhas, restos de medicamentos e curativos, material radioativo, lâminas de bisturis, membros humanos amputados e restos de comida servidas à pacientes com doenças infecciosas.
Os principais riscos são paracatadores que fazem coleta nos lixões, pois sem ter conhecimento da contaminação têm contato com esses dejetos e acabam até se ferindo com eles. Quanto ao meio ambiente, o líquido (cerume) segregado pelo lixo sólido pode afetar os lençóis freáticos, contaminando a água de uma região inteira. José Baldino, funcionário da Tecnologia Ambiental (TECAM) diz que os resíduos pertencentes ao lixohospitalar podem contaminar de diferentes formas. “Depende da disposição que o dejeto tem de contaminação”, diz Baldino.
Dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico mostram que 63% dos municípios brasileiros possuem coletas de resíduos de Serviço de Saúde. Dessas cidades, apenas 18% utilizam algum tipo de tecnologia, enquanto 36% queimam esses materiais a céu aberto e quase 35% não adotam qualquertipo de tratamento.
Em Campinas, todo o lixo hospitalar é tratado devidamente. De acordo com Baldino, a TECAM é a empresa contratada da prefeitura municipal para cuidar da coleta e do aterro da cidade. Ele reforça que todo o lixo coletado da área da saúde é tratado antes de ser aterrado.
O lixo é coletado conforme sua demanda, ou seja, nos hospitais que tem uma quantidade grande de resíduos acoleta é feita diariamente. Já em ambulatórios, consultórios, farmácias entre outros, o lixo é coletado conforme a escala de rodízio feito na cidade. Nesses locais menores, a coleta é feita por uma “fiorino”, já a coleta dos hospitais são feitas por caminhões com contêineres.
O processo de tratamento desse lixo se dá na descontaminação. Os resíduos vão para um sistema de microondas onde sãodesinfetados para poder ser aterrado junto com outros dejetos, sem causar malefícios ao meio ambiente nem à saúde da população.

INCINERAÇÃO DO LIXO 
DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E HOSPITALAR
 
 
|  
A incineração do lixo hospitalar não é obrigatória como meio de tratamento, porém é considerada a melhor alternativa de tratamento, pelos seguintes fatores:  |
 
* reduz drasticamente o volume deresíduo, sobrando uma pequena quantidade de cinzas;
* é um processo simples apesar de crítico quanto ao cumprimento dos procedimentos operacionais;
* como desvantagem, existe a emissão de compostos tóxicos como as dioxinas e furanos, caso a usina não seja projetada e operada adequadamente.
A geração do lixo hospitalar é quase cem vezes menor que a do lixo municipal levando, em geral, àutilização de usinas pequenas.   No Estado de São Paulo, atualmente, mais de trinta municípios possuem seu próprio incinerador de lixo hospitalar. 
 
  
Cabe ressaltar que o seu caráter de resíduo perigoso exige o correto rigor operacional.  Além disso, seu conteúdo energético é muito maior que o do lixo municipal, tornado atrativa a recuperação de energia. Neste sentido, na tomada de decisão deve-seconsiderar, à medida que a geração de lixo hospitalar aumenta: 
 
* envio a municípios/ empresas que possuam incinerador;
* contratação de prestação de serviços sem aquisição do equipamento;
* aquisição de unidade pequena para tratar somente o lixo hospitalar do próprio gerador;
* usina grande construída em consórcio e prestando serviços a outros geradores.
O lixo hospitalar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!