Segurança do trabalho

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Introdução

Quando falamos em segurança do trabalho e saúde ocupacional, falamos da exposição de pessoas com probabilidade de acidentarem-se, portanto o acidente de trabalho é inerente a atividade laboral. Isso não quer dizer que não devemos aceitar o acidente de trabalho como uma ocorrência comum, no dia a dia das empresas. Pelo contrario, devemos, sim, considerá-lo anormal, pois todas aspossibilidades de um trabalhador acidentar-se devem ser estudadas/analisadas, para medidas efetivas que evitem esse tipo de ocorrências sejam adotadas.
Ao longo da historia, a segurança do trabalho e saúde foram objetos de estudos, buscando sempre encontrar as causas das ocorrências e medidas efetivas de prevenção.
Vamos ver também, a importância e as obrigações de um técnico de segurança dotrabalho, pois este técnico tem um papel fundamental quando falamos de saúde, segurança e principalmente, oferecer a todos uma melhor qualidade de vida.












Segurança do trabalho


O início da revolução industrial em 1780, com a invenção da máquina a vapor, do regulador automático de velocidade, em 1785, que marcaram profundas mudanças tecnológicas em todo o mundo.Porém foi com o surgimento das primeiras indústrias que os acidentes de trabalho e as doenças profissionais se alastraram. Os acidentes de trabalho e as doenças eram, em grande parte, provocados, por ambientes e condições de trabalho inadequadas, gerando assim um grande número de acidentados e mutilados.
Sob o aspecto humano, a preservação da integridade física é um direito de todo trabalhador, poisa incapacidade permanente para o trabalho poderá transformá-lo num inválido, com a conseqüente perda para nação e para família do acidentado.
Foi durante a Segunda Guerra, que o movimento prevencionista realmente começa a tomar forma, pois foi quando pode perceber que a capacidade industrial dos países em luta seria o ponto crucial para determinar o vencedor. A partir daí, a higiene e segurançado trabalho transformou-se, definitivamente, numa função importante nos processos produtivos.
Desta forma, de algumas décadas passadas até nossos dias, estudiosos dedicaram-se ao estudo de novas e melhores formas de se preservar a integridade física do homem e do meio em que atua, através do controle e da prevenção dos riscos potenciais de acidentes.
Modernamente, a divulgação e aplicação dasmetodologias de análise de segurança de sistemas com o auxílio da teoria da confiabilidade, vem consolidando o conceito de que a prevenção e controle de perdas, é uma diretriz de posturas administrativas, com o objetivo principal de conhecer os riscos de uma atividade e promover medidas tanto administrativas quanto técnicas para seu controle e prevenção.
No Brasil, a segurança do trabalhocompõe-se de normas regulamentadoras, leis complementares, portarias e decretos e também convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Antes de falarmos desse conjunto de normas e regras, vamos ver algumas definições básicas, são elas:

Acidente: É uma ocorrência, uma pertubação no sistema de trabalho, que ocasionando danos pessoais ou materiais,impede o alcance do objetivo do trabalho.
Doenças do trabalho: Também conhecidas como mesopatias, são aquelas que não têm no trabalho sua causa única. A doença resulta de condições especiais em que o trabalho é executado (tuberculoses, bronquites, sinusites, etc). As condições excepcionais ou especiais do trabalho determinam a quebra da resistência orgânica, fazendo eclodir ou agravar a doença.Doenças profissionais: Também chamadas de tecnopatias, tem no trabalho sua causa única, eficiente por sua própria natureza, é concebida pelo exercício do trabalho ou função. São doenças típicas de algumas atividades (silicose, leucopenia, tendinites, etc).
Ato inseguro: São comportamentos realizados pelo trabalhador que podem levá-lo a sofrer um acidente. Os atos inseguros são praticados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!