Segurança do trabalho

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
1-
I. Respirador purificador de ar de segurança, tipo peça facial inteira. Pode ser encontrado nos tamanhos pequeno, médio e grande, com corpo moldado em silicone.
Proteção das vias respiratórias do usuário contra a inalação de partículas sólidas quando utilizados com filtros mecânicos ou combinados e contra gases e vapores, quando utilizado com filtros químicos ou combinados.
Ex:trabalho com solda e corte com maçarico.

II. Máscara de fluxo contínuo alimentada por um fluxo de ar comprimido interligado a um compressor de ar.
Proteção das vias respiratórias do usuário em ambientes não imediatamente perigosos a vida e à saúde.
Ex: espaço confinado e lugares com alta concentração de agentes químicos contidos no ar.

III. Máscara que pode ser de modo facialinteiro ou semi-parcial dotada de respiradores na parte frontal ou lateral da peça.
Proteção das vias respiratórias do usuário contra inalação de partículas sólidos, quando utilizados com filtros mecânicos ou combinados e contra gases e vapores, quanto utilizados com filtros químicos ou combinados.
Ex: serraria e marmoraria.

IV. Respirador purificador de ar , tipo de peçamontada em um conjunto onde esta acoplado ao produto um cilindro de oxigênio responsável por mandar o ar por meio de tubos para o trabalhador.
Proteção das vias respiratórias em ambientes de atmosfera insalutífera a vida e a saúde do trabalhador.
Ex: trabalho em espaço confinado e áreas de grande concentração de produtos químicos com indústria farmacêutica, nuclear entre outras.

2-· Finalidade do Programa: Fornecer informações e orientações sobre o modo apropriado de selecionar, usar e cuidar dos respiradores. Tem por finalidade dar a proteção respiratória contra inalação de contaminantes nocivos do ar, contra inalações de ar com deficienca de oxigênio durante a jornada de trabalho.

· Responsabilidade do empregador: Preservar a saúde do trabalhador, fornecendorespirador adequado a situação no qual se encontra o trabalhador, Permitir o abandono da área de trabalho a qualquer momento quando a situação lhe oferecer risco iminente a sua vida. Por exemplo: falha do equipamento alterando a sua proteção, detecção de ar contaminado dentro do respirador, aumento da resistência a respiração, grande desconforto durante a sua utilização, mal-estar, descansosdurante a jornada elaboral fora de uma área contaminada.

· Responsabilidade do empregado: Usar o respirador fornecido corretamente de acordo com o treinamento recebido, a guarda quando não estiver em uso, deixar imediatamente o local quando perceber que o equipamento está com defeito e comunicar o responsável, comunicar a pessoa responsável sobre alguma alteração na situação de saúde dotrabalhador.

· Seleção do respirador: Escolher um equipamente com Certificado de Aprovação valido. A natureza da operação que o trabalhar vai estar exposto, quais os tipos de risco existentes no local de serviço, localização da área de risco e a área mais próxima de ar respirável, quanto tempo o respirador poder ser utilizado.

· Treinamentos: Todos usuários que necessitam de respiradorespara o trabalho elaboral, supervisores, a pessoas que destribui, equipe de emergência, mostra os riscos existentes que pode encontrar na não utilização correta do equipamento, atingindo diretamente a sua saúde sem barreira alguma, E tem a sua reciclagem de no mínimo a cada 12 meses ( 1 ano ) para um novo treinamento de como utilizar, higienização e guarda do mesmo.

· Supervisor: Conhecimentosbásicos sobre praticas de respiradores, natureza e extenção dos riscos que as pessoas sob sua supervisão estão expostos, reconhecimentos e resolução dos problemas decorrente durante o uso, verificar a vedação, fazer ensaios de vedação, inspeção geral do equipamento, manutenção e guarda dos equipamentos.

· Destribuidor do Equipamento: Receber treinamento adequado a fim de garantir que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!