Segurança do trabalho

Páginas: 10 (2264 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
O que é o ruído?
O ruído é o fenômeno físico vibratório com características indefinidas de variações de pressão (no caso o ar) em função da freqüência, isto é, para uma dada freqüência podem existir, em forma aleatória através do tempo, variações de diferentes pressões. O ruído pode ser definido como um som indesejável, que constitui uma causa de incomodo, um obstáculo à concentração e àcomunicação.
Os ruídos podem classificar-se em três tipos:
Ruído uniforme, quando o nível de pressão acústica e os espectros de freqüência são constantes durante um certo tempo relativamente longo, como por exemplo o ruído numa fábrica de fiação
Ruído intermitente, quando o nível de pressão acústica e o espectro das freqüências variam constantemente, como por exemplo numa oficina de mecânica;
Ruídoimpulsivo, quando o nível de pressão acústica é muito elevado mas dura pouco tempo (menos de 1/5 do segundo), como por exemplo um tiro

Sabes-se, porém, que ruídos intermitentes têm níveis de incomodidade mais elevados que os contínuos, bem como os agudos que são menos toleráveis que os que apresentam bandas espectrais mais largas.
A capacidade auditiva humana apresenta valores diversos, masem média pode-se afirmar que o ouvido capta sons desde 20Hz até aos 20 KHz, existindo uma gama de valores onde a sensibilidade auditiva é mais evidente : 500Hz e 6000Hz

[pic]
O ruído resulta da alteração da pressão acústica, pelo que é possível a sua medição através de sonômetros que calculam o nível médio para um determinado intervalo de tempo. O nível sonoro contínuo equivalente (Leq) , é oindicador básico de ruído. A unidade de medida é o decibel (dB(A)), que se define como a razão logarítmica entre a pressão sonora verificada e o valor de referência. A escala de valores de nível de pressão sonora varia entre 0 dB(A) (limiar da audição) e 130 dB(A) (limiar da dor).

[pic]

[pic]
Acima de determinados níveis de ruído, este pode tornar-se problemático, com incidências gravespara aqueles que se encontram expostos, sobretudo se tivermos em conta os principais riscos que este representa :
Efeitos quantificáveis e mensuráveis e cuja ocorrência é facilmente notada : perda auditiva, diminuição de inteligibilidade dos sinais sonoros.
Efeitos de caráter subjetivo: incomodidade, irritabilidade, redução da capacidade de concentração, aumento da probabilidade da ocorrência deacidentes, redução da produtividade e rendimento, fadiga anormal, tensão psíquica.
Efeitos fisiológicos não auditivos : alterações de metabolismo, problemas cardiovasculares, problemas do foro gastrointestinal, alterações químicas do sangue e urina, alteração da respiração, insônias.

Essas "cores" têm a ver com o espectro sonoro do ruído, ou seja, em linguagem bem simples), o quanto ele temde baixas, medias e altas freqüências.
É uma analogia às cores do espectro (arco-íris): o vermelho é a cor de freqüência mais baixa, o violeta a mais alta A cor branca é na verdade a união de todas as cores, logo, o ruído branco tem em si todas as freqüências audíveis com igual energia. Lembra um chiado irritante.
A cor rosa é o resultado da mistura de branco com vermelho, certo? Da mesma forma,o ruído rosa é o ruído branco filtrado, com uma queda de 3dB por oitava. Parece então ser mais equilibrado aos nossos ouvidos que o ruído branco, que sentimos como sendo mais "agudo".

[pic]


• Ruído branco: energia (densidade de potencia) constante ao longo de uma determinada faixa do espectro. Também conhecido como ruído Johnson.
[pic]

Ruído rosa: energia decresce 3dB poroitava de acordo com a freqüência (proporcional a 1/f) ao longo de uma determinada faixa do espectro, não incluindo DC. Cada oitava contem a mesma quantidade de energia. Também chamado "flicker noise".

[pic]

• Ruído azul: energia cresce 3dB por oitava de acordo com a freqüência (diretamente proporcional a f) ao longo de uma determinada faixa do espectro. Em áudio, pode ser utilizado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!