Segurança do trabalho

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA


1 Tema: Meios para diminuição dos acidentes de trabalho e doenças psicológicas.

2 Problematização: O que uma empresa poderia fazer para diminuir os afastamentos por acidente ou doenças psicológicas?
3 Justificativa: É importante estudar a diminuição emprimeiro lugar porque diz respeito à proteção da integridade física e mental da saúde do trabalhador no exercício de seu trabalho. Além disto, quanto maior o número de estudos tendo como tema diminuição de acidentes de trabalho, maior será a conscientização dos segmentos sociais, com relação a evitar que este problema permaneça, sem receber a devida atenção.
Para nós do RH é muito importante conhecerempossibilidades de reduzir os acidentes de trabalho tem tudo a ver com a nossa formação, e o profissional de Rh tem que ter conhecimento de todas as soluções disponíveis para diminuição de acidentes é necessário ser um profissional com muita competência visão e objetivos neste novo modelo de gestão de pessoas.
4 OBJETIVOS
4.1OBJETIVO GERAL
Analisar ações que minimizem a ocorrência de acidentesde trabalha e doenças psicológicas
4.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar:
-Quais profissões têm maior freqüência de acidentes;
-Principal agente causador de lesão, em acidentes;
-Qual o treinamento e estratégicas adequadas para a promoção da mudança que vão diminuir acidentem e doença psicológica no trabalho.

5 METODOLOGIA
A pesquisa propõe uma investigação em relação à diminuição deacidente de trabalho e doenças psicológicas, definido pela alta administração da organização como sendo uma estratégia eficiente e positiva na prevenção dos acidentes de trabalho. Segundo Marras (2000)
Enquadram a segurança no trabalho como sendo: a prevenção de acidentes no trabalho e a eliminação das causas. Tanto que afirma ser a prevenção de acidentes do trabalho um programa de longo prazo como objetivo de conscientizar o trabalhador a proteger a sua própria vida e a de seus companheiros.

Deve-se deixar claro que, existem também, outros procedimentos que podem contribuir na questão da prevenção dos acidentes de trabalho. Porém, o foco da pesquisa é: O que as empresa podem fazer para diminuir acidentes.
A característica qualitativa da pesquisa focará a análise, comparação einterpretação dos dados coletados sobre a organização e treinamentos implantados.
Nas abordagens de explorar a bibliográfica do estudo, os conhecimentos e as informações coletadas objetivam o enriquecimento e fortalecimento teórico do assunto em questão, de forma a dar maior sustentabilidade e credibilidade científica. A pesquisa esta sendo realizada através da Bibliografia.


6 FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

Conforme De Faria (1971:136), a UNESCO tem um catálogo com 13.000 profissões registradas nos diversos países em que os acidentes variam muito, todavia a incidência depende muito da atenção, do treinamento e das medidas de prevenção adotadas, bastando considerar que na Europa o índice de acidentes é dez vezes menor do que no Brasil, para a mesma profissão. As profissões mais perigosas são:“Mineiro, escafandrista, vidraceiro, foguista e maquinista de navios, laboratorista, operário de construção civil, eletricista de rua, operário de pedreiro, bombeiro, ceramista, madeireiro, tipógrafo e operário de fábrica de explosivos”.
Conforme Freitas no texto Mãos Protegidas (1999:56), “na maioria das atividades desenvolvidas pelo homem, as mãos são as partes do corpo mais utilizadas, bem comotambém as mais atingidas por acidentes de trabalho”. Com base nos estudos realizados pela UNESCO acerca das profissões mais arriscadas, todos os quais com as suas peculiaridades, pesquisas revelam que, grande parte dos acidentes, decorre da falta de atenção, de condições desfavoráveis no trabalho e, principalmente, da falta de treinamento, bem como das improvisações nos ambientes de trabalho....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança higiene e segurança do trabalho
  • SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Segurança do trabalho
  • seguranca do trabalho
  • segurança trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho
  • Segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!