Segurança do trabalho no rh

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
O que é Segurança do Trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.



A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras, buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Para isso sãodesenvolvidas ações técnicas e administrativas e médicas, algumas ações importantes são:

Estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança;

Estudo de ambiente de trabalho;

Análise das causas de acidentes de trabalho;

Palestras e treinamentos;

Aplicação de EPCs;

Aplicação de EPIs;

Avaliação dosresultados obtidos;

Eventual correção ou ajuste dos métodos usados;

Manutenção das ações de deram certo.



Ações relacionadas à área de medicina do trabalho:

Exames médicos do PCMSO;

Avaliação das causas de doença do trabalho;

Sugestão de medidas corretivas;

Eventual avaliação psicológica no trabalhador;

Realização de vacinação de acordo com o risco da função (quandohouver);

Registro e guarda dos dados de acordo com as normas vigentes;


O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - ServiçoEspecializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Também o empregador em conjunto com os empregados constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Seguindo odimensionamento definido pela NR 4 em algumas empresas o SESMT é formado apenas pelo Técnico de Segurança do Trabalho, nesse caso este único profissional responde pelo SESMT da empresa.


Leitura recomendada:
Como dimensionar o SESMT passo a passo

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leiscomplementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil que servem como orientações a serem seguidas.

Capacete, segurançaOnde atua o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla. Em geral ele atua em fábricas de alimentos, construção civil,hospitais, empresas comerciais e industriais, grandes empresas estatais, mineradoras e de extração, também pode atuar na área rural em empresas agro-industriais. Enfim, onde tiver um trabalhador deverá haver também segurança do Trabalho.

O que faz cada um dos profissionais de Segurança do Trabalho?
A seguir a descrição das atividades dos profissinais de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordocom a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO.

Engenheiro de Segurança do Trabalho - CBO 0-28.40
- Assessora empresas industriais e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as necessidades dessas empresas nocampo da prevenção de acidentes;
- Inspeciona estabelecimentos fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos de incêndios, desmoronamentos ou outros perigos, para fornecer indicações quanto às precauções a serem tomadas;
- Promove a aplicação de dispositivos especiais de segurança (EPIs), como óculos de proteção, cintos de segurança, vestuário especial, máscara e outros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança do trabalho
  • AV 1
  • AV 2
  • RH e Segurança do Trabalhador
  • TRABALHO DE RH
  • Trabalho de rh
  • Trabalho RH
  • Trabalho Rh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!