Segurança da informação vpn

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
VPN
Uma VPN (rede privada virtual) consiste em ser uma rede de comunicações em que, geralmente as empresas usam para poder se comunicar entre elas com segurança e mais privacidade do que de qualquer outra forma. Geralmente este tipo de mecanismo é usado quando uma empresa tem várias filiais em vários lugares e deseja ter uma ligação entre elas de forma que a segurança tenha certa preferência,ao invés de velocidade que por sua vez, é um pouco mais lenta, mas mesmo assim requer uma internet razoavelmente rápida.
Resumindo, uma VPN é um sistema de comunicação que permite o acesso privado de comunicação, utilizando de redes públicas já existentes (como a internet). A VPN é uma tecnologia que junta varias formas que asseguram a informação entre dois pontos, através de um túnel, que simulauma comunicação ponto a ponto “clandestina”, onde só o receptor e o remetente pode ter acesso à informação trafegada, ou seja, não há supostas interferências.
Introdução
O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelastrafegam estão sujeitos à interceptação e captura. Em contrapartida, estas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes. Com o explosivo crescimento da Internet, o constante aumento de sua área de abrangência, e a expectativa de uma rápida melhoria na qualidade dos meios decomunicação associado a um grande aumento nas velocidades de acesso e backbone, esta passou a ser vista como um meio conveniente para as comunicações corporativas. No entanto, a passagem de dados sensíveis pela Internet somente se torna possível com o uso de alguma tecnologia que torne esse meio altamente inseguro em um meio confiável. Com essa abordagem, o uso de VPN sobre a Internet parece seruma alternativa viável e adequada. No entanto, veremos que não é apenas em acessos públicos que a tecnologia de VPN pode e deve ser empregada. Aplicativos desenvolvidos para operar com o suporte de uma rede privativa não utilizam recursos para garantir a privacidade em uma rede pública. A migração de tais aplicações é sempre possível, no entanto, certamente incorreria em atividadesdispendiosas e exigiriam muito tempo de desenvolvimento e testes. A implantação de VPN pressupõe que não haja necessidade de modificações nos sistemas utilizados pelas corporações, sendo que todas as necessidades de privacidade que passam a ser exigidas sejam supridas pelos recursos adicionais que sejam disponibilizados nos sistemas de comunicação.
Conceitos de uma VPN

• ELEMENTOS DE UMA VPN: UmaVPN tem como principais elementos: a criação de um túnel virtual encriptado (tunelamento), a autenticação das extremidades e o transporte subjacente.

• Tunelamento: As informações são trafegadas de forma encriptada, dando a ideia da criação de um túnel virtual, como mostra a Figura 1, onde os dados que estiverem trafegando pelo mesmo permanecem ininteligíveis para quem não fizer parte dele.Isto garante que, se a informação for capturada, será muito difícil entendê-la, amenos que se descubra a chave utilizada.


Como funciona o esquema de tunelamento?
1º - Os dados são criptografados e encapsulados.

2º - Algumas informações extras, como o número de IP da máquina remetente, são adicionadas aos dados que serão enviados para que o computador receptor possa identificar quemmandou o pacote de dados.

3º - O pacote contendo todos os dados é enviado através do “túnel” criado até o computador de destino.

4º - A máquina receptora irá identificar o computador remetente através das informações anexadas ao pacote de dados.

5º - Os dados são recebidos e desencapsulados.

6º - Finalmente os dados são descriptografados e armazenados no computador de destino.



•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VPN: Protocolos e Segurança
  • Segurança da informação
  • Segurança da informação
  • Segurança na Informação
  • Segurança na Informação
  • Segurança da informaçao
  • Segurança da informação
  • Segurança da informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!