Segurança da informação nas empresas

Páginas: 22 (5474 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Antiguidade Oriental
MESOPOTÂMIA
Localização atual: A mesopotâmia é a região delimitada pelos vales férteis dos rios Tigre e Eufrates (atual sul da Turquia, Síria e Iraque).
Política: Ao longo do III milênio a.C., encontrava-se em cidades mesopotâmicas a figura do rei, que se tornou o principal centro do poder político, superando, muitas vezes, a força dos sacerdotes do templo. Por volta de2500 a.C., o rei, sua família e seus funcionários moravam no palácio real, numa nova estrutura arquitetônica, que se destacava além do templo.
Dar uma origem ao poder real foi uma característica central da política: a monarquia e o rei eram os primeiros responsáveis por cuidar, no mundo terrestre, da ordem estabelecida pelos deuses; para essa tarefa, concentravam grandes poderes e empunhavam suavontade à população. Mostrando o poder como vontade dos deuses, dificultava-se o seu questionamento por aqueles que sofriam com suas ações. Rebelar-se contra o poder do soberano significava rebelar-se contra os deuses.
Sociedade: A sociedade mesopotâmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Ossacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos, camponeses e escravos.
Na Mesopotâmia havia um entrelaçamento entre politica e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar.

Trabalho: Dentro das comunidades mesopotâmicas o trabalho era dividido. Algunsgrupos dedicaram-se mais a certos ofícios e técnicas ligados á agricultura, enquanto outros se especializaram na fabricação de instrumentos de metal, na produção da cerâmica, na construção de canais e barragens. A agricultura era a base da economia, e a mão-de-obra utilizada era a dos camponeses, cujos mesmos, constituíam a maior parte da população mesopotâmica.Agricultores mesopotâmicos medindo umcampo agrícolaEscrita: Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a.C, os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, devemos as placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época. Aescrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples.A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais. Somente no século XX foram encontrados documentos que esclareciam em partesa complexidade de entendimento desta escrita, sua tradução foi uma tarefa muito árdua. Para conseguir decifrar os documentos encontrados, eram necessários que os estudiosos dominassem outras línguas como o Hebreu e o Árabe, para que possa encontrar dentro do vocabulário dessas duas línguas alguma semelhança que leve a tradução da escrita cuneiforme. Era quase que impossível se estudar aescrita cuneiforme sem conhecer a cultura e quase toda a história das civilizações que as utilizavam, e a cada nova descoberta na escrita cuneiforme era uma parte da História desses povos desvendada.O primeiro conjunto de leis escritas foi o código de Hamurabi, baseado na lei de Talião “olho por olho, dente por dente”.Imagens da Escrita Cuneiformehttp://www.biblioteca.templodeapolo.ne |...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A segurança da informação na micro empresa
  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA EMPRESAS: NORMAS E IMPLANTAÇÃO
  • TCC sobre segurança da Informação em Pequenas e Médias Empresas
  • POLÍTICA DE SEGURANÇA INTERNA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. BOAS PRÁTICAS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
  • Segurança da informação
  • Segurança da informação
  • Segurança na Informação
  • Segurança na Informação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!