Segurança civil em segurança do trabalho

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
SUMÁRIO

1.0 SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL 1
2.0 CONDIÇÕES DE TRABALHO 3
2.1 Riscos Originados 3
2.1.1 Físico 3
2.1.2 Ergonômico 3
2.1.3 Mecânico 3
2.1.4 Químico: 3
2.1.5 Biológico 4
2.1.6 Acidentes 4
3.0 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI 5
3.1 Tipo de Epi’s 5
3.1.1 Capacete - 5
3.1.2 Óculos 5
3.1.3 Escudos E Máscaras 5
3.1.4 ProtetoresAuriculares 6
3.1.5 Respiradores 6
3.1.6 Aventais 6
3.1.7 Luvas 6
3.1.8 Calçados 6
3.1.9 Conjunto 7
3.1.10 Cinto Tipo Pára-Quedista 7
3.1.11 Cinto Tipo Abdominal 7
3.1.12 Trava-Quedas 7
4.0 CURIOSIDADES 8
REFERÊNCIAS: 9

1.0 SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais epolíticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e está em segundo lugar na freqüência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.
Os acidentes de trabalho têm sido freqüentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições detrabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, e sinistros.
A segurança e a saúde do trabalho na área da construção civil baseiam-se emnormas regulamentadoras que têm como objetivo não apenas evitar acidentes, mas também garantir melhores condições de trabalho, incluindo obrigatoriedades para as Empresas e Empregados, descritas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Entre essas normas, a NR-18 estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e de organização para implementar medidas de controle esistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção, além de determinar a elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (Pcmat).
A elaboração e o cumprimento do Pcmat são obrigatórios em estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. As empresas que possuem menos de 20 trabalhadores ficamobrigadas a elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Em ambientes coletivos de canteiro de obras, a NR 18 determina alguns itens que devem ser respeitados para garantir boas condições de trabalho para os funcionários, como Banheiros; Vestiários; Refeições;
2.0 CONDIÇÕES DE TRABALHO

Segurança do trabalho é um conjunto de medidas que através de metodologia e técnicasapropriadas que são adotadas, visam minimizar os acidentes de trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Estudo do ambiente, condições de trabalho e riscos originados no ambiente, no qual trabalhamos, muitas vezes, poderemos encontrar situações que podem agredir a integridade física e mental daspessoas. Os ambientes industriais oferecem risco à saúde, pois os diversos processos de produção, nem sempre possuem mecanismos ou dispositivos que garantem total segurança. No trânsito, lar e lazer, também oferecem situações de riscos, pois estamos constantemente criando determinadas situações, e quando uma série de fatores ou falhas ocorre, geralmente, também ocasionam acidentes.

2.1 RiscosOriginados

2.1.1 Físico: Ruídos, vibrações, som muito alto, frio e calor.
Controle: Usar de forma correta e adequada os EPI’s indicados conforme a função.

2.1.2 Ergonômico: Postura do corpo inadequada, movimentos repetitivos, levantamento e transporte de peso excessivo.
Controle: Executar as atividades conforme treinamento e instruções.

2.1.3 Mecânico: Queda de nível, lesões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Construção civil e segurança do trabalho
  • Segurança no trabalho construção civil
  • Segurança do trabalho na construçao civil
  • Segurança do Trabalho na Construção Civil
  • Segurança do Trabalho na Engenharia Civil
  • Segurança do trabalho na construção civil
  • SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!