Segurança aeroportuária

Páginas: 13 (3065 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Instituto Superior de Educação e Ciências

Segurança Aeroportuária
Por: Tetyana Doshchenko




Disciplina : Segurança de Voo
Docente: Carlos Augusto Henriques Leitão
3°Ano, 2° Semestre
Licenciatura em Gestão Aeronáutica
Ano Lectivo 2011/2012





Índice


Introdução pág.3
SAFETY e SECURITY pág.4
Processo de funcionamento de SECURITY no aeroporto pág.6
ICAO pág.8Conclusão pág.10
Glossário pág.11
Bibliografia pág.11































Introdução

«The goal of aviation security is to prevent harm to aircraft, passengers, and crew, as well as support national security and counter-terrorism policy."
Monte R. Belger of the U.S.Federal Aviation Administration

Os aeroportos hoje em dia são infra-estruturas maisutilizadas pelas pessoas que fazem viagens de longo/médio percurso. Tal como um grande número de pessoas passam pelo aeroporto todos os dias isto apresenta um potencial alvo para o terrorismo e outras formas de crime.
A segurança na Aviação tem-se desenvolvido de forma consistente desde que há cerca de trinta anos tiveram lugar os primeiros actos de intervenção ilícita com aeronaves "hijacks". Ao longodeste período, varias formas de ataques tem sido perpetrados, mas nada de forma tão horrenda como a que culminou com a utilização de aeronaves civis contra alvos igualmente civis nos Estados Unidos, a 11 de Setembro de 2001.
A partir desta data tornou-se necessário representar os conceitos relacionados com o terrorismo e desenvolver e aplicar novos procedimentos operacionais, novos métodos emodelos de controlo ao passageiro, com a vista a reduzir o riscos da utilização de aeronaves civis como "armas", para perpetrar ataques terroristas.
A segurança de um voo antes de mais tem inicio no funcionamento aficas de SECURITY no aeroporto.
Pretende-se com este trabalho dar a conhecer o funcionamento da segurança dentro do aeroporto,para garantir a segurança aos passageiros e as pessoas quevisitam, trabalham dentro do perímetro do aeroporto.
Também vamos analisar o funcionamento da ICAO e o seu papel da parte do SECURITY nos aeroportos.
























Safety/Security

Antes de se falar em Segurança Aeroportuária é fundamental entender a diferença entre SAFETY e SECURITY. Em diversas idiomas estas palavras tem características diferentes em suaconstrução e vocabulário.
Na língua inglesa, as palavras “SAFETY” e “SECURITY” têm significados diferentes, mas infelizmente, a tradução de ambas na maioria das línguas indo-europeus é a mesma palavra, que em português é “SEGURANÇA”.

SAFETY
SAFETY ou segurança operacional é relacionado com acidentes e incidentes que ocorrem do " lado Ar" do aeroporto. No contexto aeroportuário as áreas quedevem ser alvo de atenção da parte de um sistema de gestão são:
Aircraft Ground Operations que incluem assuntos Safety relacionados com o apron( rampa) graundhandling, taxiways, pista;
Layouts alternativos de pista e taxiways em situações de expansão;
O risco para terceiros tendo em conta a urbanização na vizinhança dos aeroportos. Esse risco depende da localização e configuração da pista, nasrotas de aproximação, nos tipos de avião e respectivo mix, da urbanização da área circundante do aeroporto.

Apesar de todos os esforços os acidentes continuam a existir. Apenas 5% dos acidentes ocorrem em altitude cruzeiro. Mais de metade dos acidentes ocorrem durante a aproximação.
Os acidentes aeroportuários podem ser divididos em três categorias:
1- Undershoot - a aeronave contacta com o soloantes de chegar à pista mas geralmente imobiliza-se na pista;
2- Veer-off - o piloto perde o controlo da aeronave na pista;
3- Overrun - é o mais comum. Acontece mais na aterragem devido à acumulação de gelo, agua, falha mecânica ou velocidade excessiva.
Todos os acidentes e incidentes que ocorrem no aeroporto são reportados e registados no SMS Safety Managemente Sistem, isto é feito por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apostila
  • Infraestrutura aeroportuária
  • Infraestrutura aeroportuária
  • Infraestrutura aeroportuária
  • Privatizacao aeroportuaria detalhado
  • Planejamento e Administração Aeroportuária
  • Plano de Emergência Aeroportuária
  • Planejamento e Administração Aeroportuária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!