Segunda Revolução Industrial

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
A Segunda Revolução Industrial teve inicio nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX.
No desenrolar da Revolução Industrial, a necessidade crescente por novas tecnologias se tornou uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos quemarcaram essa busca constante por novidades.
Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros.
Vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalascada vez maiores.
A eletricidade já era conhecida, contudo, passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitida em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparado ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente estabeleceu um importante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época.
O petróleo, que antes aresomente usado para o funcionamento de sistemas de iluminação, passou a ter uma nova utilidade com a invenção do motor à combustão. Com isso, ao lado da eletricidade, este mineral passou a estabelecer um ritmo de produção mais acelerado.
Novas experiências permitiram o aproveitamento de minérios antes sem importância na obtenção de matéria-prima e outros maquinários. O aço e o alumínio foramlargamente utilizados pela sua maior resistência. Por meio desses dois compostos a fabricação de borracha, papel e explosivos pôde ser feita em larga escala.
Com relação aos transportes, pode-se ver que as novas fontes de energia e a produção do aço permitiram a concepção de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Durante o século XIX, a construção de estradas de ferro foi o ramo de transporte que maiscresceu. Nesse período, Estados Unidos e Europa possuíam juntos cerca de 200 mil quilômetros de trilhos construídos. Segundo outros dados, somente na década de 1860, mais de dois milhões de pessoas eram empregadas na manutenção desse único meio de transporte.
Por meio dessas inovações, as indústrias puderam alcançar lucros cada vez maiores e dinamizar o processo que se dava entre a obtenção damatéria-prima e a vendagem do produto ao consumidor final. Ao mesmo tempo, o controle mais específico sobre os gastos permitiram o cálculo preciso das margens de lucro a serem obtidas com um determinado artigo industrial. Dessa forma, o capitalismo rompia novas fronteiras e incidia diretamente na aceleração da economia mundial.
Principais invenções tecnológicas deste período: prensa móvel, motor decombustão interna, telefone, rádio, alto-falante, fita elétrica, furadeira elétrica, microfone, gramofone, refrigerador, filme fotográfico, antena, cinema, automóvel, lâmpada elétrica, fonógrafo, válvula eletrônica, raios-X.
Uma das principais consequências foi o crescimento das cidades. Em 1800, Londres chegou a um milhão de habitantes. A classe operária se concentrava nas cidades. As condiçõesde trabalho eram precárias e colocavam em risco a saúde do trabalhador. Mulheres e crianças faziam parte do operariado. A jornada diária de trabalho durava 16 horas e os operários não tinham férias. Em 1830 surgiram os primeiros sindicatos que gradativamente conquistaram melhores condições para o trabalhador.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo,uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a auferir os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
Com a evolução do processo, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARQUITETURA E SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • segunda revoluçao industrial
  • RELAÇÃO ENTRE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • Segunda revolução industrial
  • segunda revolução industrial
  • Segunda revoluçao industrial
  • Segunda Revolução Industrial
  • Segunda revoluçao industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!