Segunda lei da termodinâmica, entropia, ciclo de carnot, maquinas simples

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
1.0.Introdução.
Segundo Arthur Stanley Eddington.
A lei que afirma que a entropia cresce — a segunda lei da termodinâmica tem, segundo o meu pensamento, a posição suprema entre as leis da natureza. Se alguém insistir que a sua teoria preferida do Universo está em desacordo com as então tanto pior para as equações de Maxwell. Se elas contradisserem a observação — bem, essas experiências àsvezes dão errado. Mas se a sua teoria está em oposição à segunda lei da termodinâmica, então não posso lhe dar esperança alguma: não há nada a esperar dela, senão cair na maior humilhação.
Num sentido geral, a segunda lei da termodinâmica afirma que as diferenças entre sistemas em contato tendem a igualar-se. As diferenças de pressão, densidade e, particularmente, as diferenças de temperatura tendema equalizar-se. Isto significa que um sistema isolado chegará a alcançar uma temperatura uniforme. Uma máquina térmica é aquela que provêm de trabalho eficaz graças à diferença de temperatura de dois corpos.
Entropia, é a energia que tende a ser dissipada, de tal modo que a energia total utilizável se torna desordenada e difícil de captar e utilizar.
Tomando por base no sitewww.sofisica.com.br
Numa máquina de Carnot, a quantidade de calor que é fornecida pela fonte de aquecimento e a quantidade cedida à fonte de resfriamento são proporcionais às suas temperaturas absolutas,
Máquinas simples em Física, Carlos Kramer,
As máquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação para realizar algum movimento, exemplo martelo, abridor de latas, tesoura, pinça etc.2.0.Segunda Lei de termodinâmica.

A segunda lei da termodinâmica expressa, de uma forma concisa, que ,a quantidade de entropia de qualquer sistema soldado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo. Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-se por igual, até que o sistema alcance umequilíbrio térmico.
A segunda lei graficamente se pode expressar imaginando uma caldeira de um barco a vapor. Esta não poderia produzir trabalho se não fosse porque o vapor se encontra a temperaturas e pressão elevadas comparados com o meio que a rodeia.
Uma outra maneira de ver a segunda lei é pela observação da sua relevância. A primeira lei é na verdade, um princípio de contabilidade deenergia: as parcelas de energia devem ser somadas. Ou seja, a primeira lei trata das quantidades de energia. A segunda lei, entretanto, ao dizer que energia cinética (por exemplo) pode ser integralmente transformada em energia térmica (calor) mas não ao contrário, indica uma qualidade para a energia:
E mate matematicamente a segunda lei se represente assim:

Onde S é a entropia e o símbolo deigualdade só existe quando a entropia se encontra em seu valor máximo (em equilíbrio).
Outra maneira de expressar de maneira simples a segunda lei é: A entropia de um sistema isolado nunca decresce. Mas é uma má interpretação comum que a segunda lei indica que a entropia de um sistema jamais decresce. Realmente, indica só uma tendência, isto é, só indica que é extremamente improvável que a entropiade um sistema fechado decresça em um instante dado.
Como a entropia está relacionada ao número de configurações de mesma energia que um dado sistema pode possuir, podemos nos valer do conceito subjetivo de desordem para facilitar a compreensão da segunda lei (embora entropia não seja essencialmente desordem. Ou seja, a segunda lei afirma, à grosso modo, que a desordem de um sistema isolado só podecrescer ou permanecer igual.










2.1.Entropia
Quando conduzimos uma carro a energia armazenada na gasolina é convertida em calor por combustão e, depois, em energia mecânica, no motor. A energia mecânica, ordenada, assim produzida, dá origem ao movimento controlado e ordenado do carro. Mas parte dessa energia foi irrevogavelmente dissipada sob a forma de calor, na estrada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entropia e a segunda lei da termodinâmica
  • A segunda lei da termodinâmica e maquina termicas
  • Termodinâmica
  • Trabalho escrito Processos espontaneos entropia e segunda lei da termodinamica
  • A evolução e a Segunda Lei da Termodinâmica
  • segunda lei da termodinamica
  • Segunda lei da termodinamica
  • Primeira e Segunda lei da Termodinamica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!