segunda instrução grau aprendiz

Páginas: 4 (987 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
À medida que evoluímos em nossa caminhada de progresso, vamos concluindo sobre pontos comuns de nossa identidade, como a existência de um ser supremo a quem a quem identificamos como o GRANDEARQUITETO DO UNIVERSO. Ele nos dotou de tal inteligência, que nos permite discernir com segurança o bem do mal, tendo como base uma sã moral.
Para melhor compreensão de tudo e para que não venhamos a nosprender em conclusões falsas e errôneas, exige a Ordem que o candidato seja um homem livre e de bons costumes.
Basicamente entendemos que todo o homem seja livre. Todavia, se ele estásujeito a entraves sociais ou se torna escravo de suas próprias paixões, deixa de ser senhor de sua própria individualidade e como tal, não pode assumir qualquer compromisso sério.Essa inteira liberdade lhe dá condições de abdicar das vaidades profanas e reconhecer da necessidade imprescindível de instrução, como o alicerce fundamental da moral humana.
Entendi claramente, quesou uma pedra bruta, que necessita dos instrumentos e utensílios que me foram apresentados, sendo eles a Régua de 24 polegadas, o Maço e o Cinzel, para que o tempo, a inteligência e a paciência sejamsempre exaltadas. A Régua de 24 polegadas, outrora utilizada para medir e delinear os trabalhos, agora serve para nos mostrar que o dia tem vinte e quatro horas, portanto, nosso trabalho deve serrealizado com devoção plena, mas com descanso justo.
O Maço me fez entender a importância da inteligência para esculpir uma obra, devendo sempre prevalecer à razão sobre a emoção. Sendo o Maço umapeça maciça jamais o obreiro poderá usar toda sua força para atingir o cinzel, caso contrário, destruirá por completo seu trabalho. Portanto, os golpes devem ser comedidos para que o resultado finalseja coroado com o sucesso desejado. Assim, a inteligência e razão são fundamentais para que, no dia-a-dia, ao nos lapidarmos, façamos de forma coerente e sem uso da força física.
O Cinzel dá o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quarta Instrução do Grau de Aprendiz
  • Trabalho Primeira Instrução Grau de Aprendiz
  • Trabalho de Segunda Instrução de Aprendiz Maçom
  • PEÇA DE ARQUITETURA SOBRE A SEGUNDA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ A SER APRESENTADA EM LOJA DE APRENDIZ MAÇOM
  • Trabalho 1 e 2 instrução do grau de aprendiz.
  • Instrução aprendiz
  • Instrução de aprendiz
  • Segunda instrução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!