segunda geraçao do romantismo

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
AUTORES E OBRAS DE NOSSO ROMANTISMO
______________________________________________________________________
Romantismo, de 1836 a 1881.
Poesia - Segunda Geração

A segunda geração de poetasromânticos, chamada de geração "Mal Do Século", foi fortemente influenciada pela poesia de Lorde Byron e Musset, por isso também chamada de geração Byroniana.

MANUEL ANTÔNIO [ÁLVARES DE AZEVEDO](1831-1852)
Poesia: "Lira dos Vinte Anos" (publicada postumamente - 1853). Álvares dividiu o livro em três partes. A primeira (33 poemas) apresenta-nos uma poesia idealizada (amor e mulher), sentimental eabstrata. Na segunda (19 poemas), o poeta se revela satânico e corrosivo, ironiza os outros e a si mesmo. Na terceira (39 poemas) retoma as características da primeira parte; "O Conde Lopo" (publicadapostumamente - 1886). Longo poema narrativo.
Conto Fantástico: "Noite na Taverna" (publicado postumamente - 1855). Seis estudantes, bêbados, narram suas aventuras, que envolvem sexo, incesto,assassinato, etc.
Teatro: "Macário" (publicado postumamente - 1855). Drama de um jovem estudante de Direito chamado Macário. É uma obra confusa como nos afirma o próprio autor: "Esse drama é apenas umainspiração confusa, rápida que realizei a pressa, como um pintor febril e trêmulo".

[CASIMIRO] JOSÉ MARQUES [DE ABREU] (1839-1860)
Poesia: "As Primaveras" (1859). Toda a produção poética de Casimiroestá reunida nesta obra, onde Casimiro canta as saudades da terra natal, da infância e da família e as desilusões e emoções do amor adolescentes. O poema mais popular é "Meus Oito Anos".
Teatro:"Camões e o Jau" (1856), drama Camoniano.

LUÍS JOSÉ [JUNQUEIRA FREIRE]:
Poesia: "Inspirações do Claustro" (1855). O título nos leva a crer, erroneamente, que a religião lhe inspirou os poemas, quando omotivaram o desespero e a revolta contra o claustro religioso. "Contradições Poéticas" (data incerta).

[LAURINDO] JOSÉ DA SILVA [RABELO] (1826-1864)
Poesias: "Trovas" (1853), coletânea de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Segunda Geração do Romantismo no Brasil
  • Romantismo
  • Romantismo primeira e segunda geração
  • Segunda Geração do Romantismo no Brasil
  • A segunda geração do romantismo brasileiro
  • SEGUNDA GERAÇÃO DO ROMANTISMO
  • Romantismo segunda e terceira geração
  • Segunda geração do Romantismo e Alvarez Azevedo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!